11 exemplos de como a Transformação Digital vai avançar em 2022

Que a tecnologia tem um grande impacto na nossa rotina nós já sabemos, mas você conhece o impacto da Transformação Digital para serviços e produtos que estamos habituados no cotidiano? 

Com objetivo inclusive de minimizar impactos ambientais, a tecnologia e o avanço da internet das coisas – a famosa IoT, devem continuar transformando a realidade em 2022.

Computação quântica, entregas com drones, casas 3D e influenciadores virtuais. Estas são algumas das tendências tecnológicas que devem marcar o próximo ano, de acordo com a revista Economist. Veja alguns exemplos:

Táxis voadores elétricos

O mercado dos veículos voadores, conhecidos como eVTOLs (electrical vertical take-off and landing) está avançando em ritmo rápido. No ano que vem, testes serão feitos em várias partes do mundo a fim de que os veículos sejam autorizados para voo em dois ou três anos. Alguns exemplos de empresas que devem testar eVTOLs no ano que vem são Joby Aviation, Volocopter, eHang e Lilium.

Entregas com drones

As entregas com drones já estão em teste há algum tempo, mas ainda esbarram em questões regulamentares. Em 2021, alguns países já avançaram nesse sentido e no ano de 2022 deve marcar uma expansão neste mercado. A startup Manna, que já atua em uma região bem restrita na Irlanda, deve expandir suas entregas pelo país e também pelo Reino Unido. A Wing, financiada pelo Google, também tem planos de expandir suas entregas nos EUA e Austrália. 

Computação quântica

A corrida pelo supercomputador quântico virou uma competição multibilionária entre governos, gigantes de tecnologia e startups. A IBM espera ter um computador com 433 qubits de capacidade de processamento em 2022, cerca de oito vezes a capacidade de processamento do atual supercomputador quântico mais poderoso, também da IBM.

Influenciadores virtuais

Diferentemente de um influenciador de verdade, um influenciador virtual nunca chega atrasado para sessões de fotos ou deixa de trabalhar após crise de burnout. O nome de maior destaque desse mercado é Lil Miquela, criada por uma agência de Los Angeles e com três milhões de seguidores no Instagram. 

Tecnologia do sono

O ano de 2022 deve trazer uma infinidade de gadgets destinados a melhorar a qualidade do sono, incluindo pulseiras, aparelhos para aquecer/esfriar colchões e outros. Devem se popularizar também os tablets de mesa com recurso de monitoramento de sono. O Google já lançou um destes em 2021 e a Amazon deve incorporar o recurso em sua próxima linha de gadgets.

Malhação virtual

Os treinos caseiros ganharam popularidade na pandemia, e o uso de óculos de Realidade Virtual deve impulsionar essa tendência no próximo ano. Mais baratos e modernos, novos óculos da linha Oculus Quest e outros concorrentes devem chegar no ano que vem.

Nutrição personalizada

Aplicativos que usam Inteligência Artificial para definir o que comer e quando comer devem se popularizar no próximo ano. Pequenos dispositivos para acompanhar níveis de açúcar e outros dados biológicos também devem ganhar espaço. 

Wearables para monitorar saúde

Atualmente, relógios inteligentes como o Apple Watch são usados principalmente para acompanhar atividades físicas. Mas a fronteira entre uso para fins de bem estar e médicos é cada vez menor. Alguns desses relógios já medem níveis de oxigênio no sangue, e o próximo Apple Watch pode ter a capacidade de monitorar níveis de glicose e álcool. 

O metaverso

Com a forte aposta do Facebook (que até mudou seu nome para Meta), o metaverso deve ser um dos termos mais comentados em 2022. Este conceito de ambiente virtual que mistura trabalho, compras e lazer já é alvo de projetos de várias empresas, incluindo algumas da área de games, como a Niantic (criadora de Pokémon Go) e Roblox. 

Interfaces neurais

Em 2021, a Neuralink – empresa de implantes cerebrais de Elon Musk – fez um teste em que implantes permitiram que um macaco jogasse um game apenas usando pensamentos. Em 2022, a empresa se prepara para testar a tecnologia em humanos, a fim de ajudar pessoas com paralisia e outros problemas de saúde. 

Conheça nossos cursos:

Conteúdo inspirado em publicação do Experience Club