A Biblioteca possui uma vasta diversidade de títulos acadêmicos, focados em finanças, negócios, economia, administração, contabilidade e áreas correlatas, obras de referência, conteúdo de ética e de acessibilidade, além de acervo de interesse geral, como artes e literatura. Tem como objetivo o incentivo à leitura e à busca pela informação. Preza pela excelência no atendimento, tendo em vista a satisfação de seus usuários quanto a suas necessidades informacionais ligadas a atividades de ensino e pesquisa. É um bem coletivo de todos os seus usuários.

Unidade Jardins: Rua Pamplona, n. 1616, portão 3, Jardim Paulista, Cep 01405-002 – São Paulo-SP

Aberto de segunda à sexta, das 12h às 21h

Contatos: +55 (11) 3513-6958 ramal 958 | biblioteca@saintpaul.com.br

Procura outras informações?

  • Descrição da Biblioteca


    Em atendimento à Portaria Normativa MEC No 23, de 21 de dezembro de 2017, a seguir será apresentada a descrição da Biblioteca quanto a seu acervo de livros e periódicos, plano de expansão da Biblioteca, informatização e sistema de classificação, área física disponível, formas de acesso e utilização, atendimento e serviços.

    OBJETIVO
    A Biblioteca Prof. José Roberto Securato, pertencente à Faculdade Saint Paul, cumpre inteiramente o seu objetivo principal, que é o de fornecer suporte informacional às atividades de ensino e pesquisa, incentivando a leitura e a busca por informações essenciais para o processo de aprendizagem contínua de seus usuários.

    INFORMAÇÕES GERAIS
    O horário de atendimento da Biblioteca (de segunda a sexta-feira) é:
    ● das 12h às 21h; e
    ● das 7h às 10h (exclusivamente em dias de aula da graduação matutina, portanto a partir de 10 fev. 2020). Durante o período das férias acadêmicas, o funcionamento diferenciado será divulgado pela Faculdade.
    Localização: Unidade Jardins – Rua Pamplona, 1616, portão 3 – Jd. Paulista – São Paulo – SP.
    Contatos: +55(11) 3513-6958 ramal 958 | biblioteca@saintpaul.com.br

    ACERVO (FÍSICO) DE LIVROS E PERIÓDICOS
    A Biblio-Securato dispõe de um acervo em contínuo crescimento. É dotada de acervo composto por livros de economia, administração, contabilidade e áreas correlatas, revistas especializadas e obras de referência, conteúdo de ética e de acessibilidade, além de acervo de interesse geral. As tabelas a seguir demonstram a relação dos materiais existentes.

    Tabela1 – Acervo geral (Biblioteca física)

    AcervoNúmero de títulosNúmero de exemplares
    Obras13673159
    Periódicos51223
    Total14183.382
    Fonte: Sistema de gestão SophiA – dez. 2017

    Tabela 2 – Acervo da Biblioteca Física (obras)

    Especificação dos principais assuntosQuant. de
    volumes
    Administração79
    Administração financeira174
    Administração financeira-Riscos54
    Comércio exterior17
    Comércio varejista52
    Comunicações internas41
    Consumidor12
    Contabilidade189
    Derivativos – Mercado futuro57
    Direito255
    Economia geral376
    Empreendedorismo41
    Estatística103
    Ética Comercial25
    Generalidades/outros assuntos833
    Gestão de projetos35
    Informática51
    Investimento de capital em títulos22
    Marketing96
    Matemática, Matemática Financeira169
    Mercado financeiro162
    Operações da Bolsa em geral31
    Planejamento da produção53
    Relações humanas na empresa128
    Técnicas e métodos de administração104
    TOTAL3.159
    Fonte: Sistema de gestão SophiA – dez. 2017

    Quanto aos periódicos, a Biblioteca disponibiliza títulos relacionados aos cursos e a outras áreas do saber. Disponibiliza também materiais de referência, entre outros disponíveis para consulta.
    O acervo atende ao curso de Graduação Tecnológica em Gestão Financeira e aos cursos de Pós-Graduação. Os dados detalhados da Bibliografia, inclusive o compartilhamento com outros cursos, podem ser consultados na Tabela 2.

    ACERVO VIRTUAL
    Encontra-se à disposição dos alunos, professores e coordenadores a Biblioteca Virtual Minha Biblioteca. Trata-se de um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil – Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva – que oferece uma plataforma prática e inovadora para acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade, pela internet. A Minha Biblioteca conta atualmente com mais de 8.000 títulos.

    PLANO DE EXPANSÃO DA BIBLIOTECA
    A Biblio-Securato atualiza seu acervo de acordo com a sua Política de Atualização e Desenvolvimento do Acervo (disponível on-line na página da Biblioteca) cujos critérios norteiam a seleção, aquisição, desbastamento, preservação e conservação de materiais informacionais.
    Em resumo, quanto ao acervo físico, a Diretoria-Geral Acadêmica analisa anualmente a necessidade de aquisições, e sempre que algum professor, aluno ou coordenador indica necessidade. Os valores podem variar, pois a atualização de temas é dinâmica e constante, tendo em vista o alinhamento entre a Saint Paul e as novas tendências no mercado de trabalho. A periodicidade de atualização não segue um padrão de temporalidade e sim da necessidade do(s) título(s), que é sempre mais constante do que uma periodicidade estática.
    A Biblioteca Virtual Minha Biblioteca está disponível para todas as turmas, o que confere atualização e diversificação constantes ao acervo. A Minha Biblioteca avisa com 6 (seis) meses de antecedência a exclusão de obras, o que permite à Coordenação Acadêmica, se houver necessidade, reorganizar bibliografias.
    As solicitações de compra, especialmente de bibliografia básica e complementar, são definidas pelos docentes juntamente com a coordenação (e validadas pelo NDE conforme Legislação vigente no momento). A compra de outros materiais informacionais (livros, periódicos e multimeios) é feita também a partir da solicitação dos coordenadores de cursos, os quais encaminham os pedidos do corpo docente à Biblioteca. Os usuários também podem sugerir materiais para compra.
    Cabe ressaltar que quando da concepção de um novo curso ou na avaliação de abertura de novas turmas de cursos já existentes, ocorre também a previsão orçamentária para aquisição da bibliografia básica e complementar.

    INFORMATIZAÇÃO E SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO
    O sistema de gestão do acervo é o SophiA Biblioteca versão 9. O mesmo possibilita acesso ao catálogo on-line pelo portal da Faculdade Saint Paul, onde é possível fazer consultas, reserva de materiais, renovação, acompanhamento do histórico de empréstimos, entre outros.
    O sistema de automação administra, também, a circulação dos materiais. Utiliza código de barras, o que permite maior agilidade e segurança nos processos de empréstimo, devolução e reserva. O sistema SophiA fornece, ainda, relatórios e estatísticas de circulação de materiais, ferramentas para inventário anual, envia os recibos das transações diárias via e-mail, entre outras mensagens automatizadas. O SophiA permite a recuperação de dados gerenciais e estatísticos da Biblioteca, que agregam na gestão geral.
    Para organizar e representar o conhecimento registrado visando à recuperação da informação, a Biblioteca utiliza a Classificação Decimal Universal (CDU), esquema de classificação universal. Permite a ordenação física dos documentos nas estantes, agrupando assuntos afins, e a ordenação em catálogos e listas referenciais.
    A Tabela Cutter é utilizada na construção da notação de autor, possibilitando a individualização dos mesmos dentro das diversas áreas do conhecimento. O Sistema de Catalogação é realizado através da AACR2 – Código de Catalogação Anglo-Americana. A NBR 6023 (ABNT) é usada na elaboração das referencias.

    ÁREA FÍSICA DISPONÍVEL (INFRAESTRUTURA)
    O acervo da Biblio-Securato está instalado em espaço com iluminação adequada para a armazenagem dos livros, extintores de incêndio, refrigeração adequada, sinalização bem distribuída e visível. A Biblioteca disponibiliza um espaço para uso preferencial de pessoas com necessidades especiais – PNE, que atenderá a outras situações, como pessoas em situação de mobilidade reduzida, obesidade etc. O espaço preferencial possui notebook com softwares acessíveis (Dosvox e e-Viacam), teclado em braile e manuais de utilização.
    Além disso, a Biblioteca atende aos padrões de acessibilidade física quanto a sua entrada e aos espaços entre as estantes existentes.
    A Biblioteca está instalada em um espaço de 50m2, e além do acervo físico e virtual oferece os recursos descritos na tabela a seguir.

    Tabela 3 – infraestrutura do espaço físico

    DescriçãoStatus
    Ar condicionadosim
    Armário para autodevolução de materiaissim
    Caixa de sugestõessim
    Câmerassim
    Catálogo onlinesim
    Computador adaptado para PNEsim
    E-mail próprio da Bibliotecasim
    Espaço para estudo em gruposim
    Espaço para estudo individualsim
    Guarda volumessim
    Internet livresim
    Micros disponíveis com acesso à internet livre – sem necessidade de vínculo com a Biblioteca3
    Quadro de avisos e informações geraissim
    Telefone/ramalsim
    Terminal exclusivo para consulta ao acervosim
    Wirelesssim
    Fonte: Registros administrativos

    FORMAS DE ACESSO E UTILIZAÇÃO
    A consulta ao acervo e o acesso as estantes é livre a toda a comunidade acadêmica. A forma de acesso ao acervo pode ser pessoalmente e também pela internet (catálogo on-line da Biblioteca física e a Biblioteca Virtual), o que permite aos usuários consultarem todos os títulos da Biblioteca de forma interativa. As consultas podem ser feitas por nome ou sobrenome de autor, assunto e título da obra, permitindo também consultas por palavras. No catálogo online a “Busca Combinada” permite a escolha do tipo de material, o ano de publicação, idioma, fornecendo resultados de busca com dados específicos de cada obra, incluindo quantidade de exemplares, entre outras informações.
    A Biblioteca também disponibiliza, em sua página, links que dão acesso a bases de dados livres e orientações para cuidado de acervos físicos. O Regulamento orienta os usuários quanto à utilização dos serviços oferecidos pela Biblioteca e está disponível para consulta no portal eletrônico da Faculdade e impresso no balcão de atendimento.

    ATENDIMENTO E SERVIÇOS
    A Biblioteca presta serviços para a comunidade acadêmica em geral. Considerada como apoio necessário no processo educativo da instituição, oferece os seguintes serviços:

    • Atendimento e orientação de consultas;
    • Autodevolução de materiais;
    • Boletins informativos sobre novas aquisições e sobre a disseminação de informações relevantes;
    • Comutação bibliográfica – COMUT;
    • Consulta à base de dados do acervo existente no local;
    • Disponibilização de ingressos para gratuidade ao Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM.
    • Empréstimo ente Bibliotecas – EEB;
    • Empréstimo, devolução, renovação e reserva de materiais;
    • Informações sobre eventos, cursos, reportagens de interesse geral, visando prestar serviços informacionais aos usuários, divulgadas em mural;
    • Levantamento bibliográfico;
    • Normalização bibliográfica: orientação de trabalhos segundo normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
    • Visita à Biblioteca – semestral para a graduação, entre outros serviços.

    Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail biblioteca@saintpaul.com.br

  • Regulamento da Biblioteca

    Art. 1º – DOS OBJETIVOS

    Parágrafo único – A Biblioteca Prof. José Roberto Securato (Biblio-Securato), pertencente à Faculdade Saint Paul, tem por finalidade fornecer suporte informacional às atividades de ensino e pesquisa, incentivando a leitura e a busca de informações essenciais para o processo de aprendizagem contínua dos usuários.

    Art. 2º – DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

    Parágrafo único – O atendimento funciona nos seguintes horários:

    1. Das 12h às 21h:
      1. e das 7h às 10h (exclusivamente em dias de aula da graduação matutina, portanto a partir de 10 fev. 2020);
      2. salvo em feriados e datas previamente agendadas pela Faculdade Saint Paul;
    1. Nos períodos de férias escolares, a Biblioteca pode funcionar em horários especiais;
    2. As alterações de horário serão informadas com antecedência, preferencialmente por dois meios: pela página online da Biblioteca, na área de avisos do sistema de consulta ao acervo e no mural informativo localizado dentro da Biblioteca.

    Art. 3º – DOS SERVIÇOS

    Parágrafo único – A Biblioteca oferece apoio aos alunos, professores e colaboradores da Faculdade Saint Paul, nos seguintes serviços:

    1. Acesso a computadores para pesquisa e realização de trabalhos;
    2. Acesso a internet;
    3. Atendimento (presencial, por e-mail e por telefone) e orientação de consultas;
    4. Boletins informativos contendo assuntos diversos e lista de novas aquisições;
    5. Catálogo do acervo físico on-line;
    6. Comutação bibliográfica;
    7. Consulta ao histórico de empréstimos on-line;
    8. Empréstimo domiciliar, devolução, renovação e reserva de materiais (presencial) – para detalhes, ver o item sobre os usuários;
    9. Empréstimo local – o usuário terá que devolvê-los até o horário de encerramento do mesmo dia do empréstimo;
    10. Consulta local – uso restrito ao âmbito da Biblioteca, sem necessidade de registrar o material no sistema;
    11. Empréstimo entre bibliotecas parceiras;
    12. Levantamentos bibliográficos;
    13. Normalização bibliográfica: orientação de trabalhos segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT;
    14. Reserva de materiais on-line;
    15. Serviço de renovação on-line;
    16. Terminal exclusivo para consulta à base de dados do acervo existente no local;
    17. Visita guiada na Biblioteca, mediante agendamento com antecedência mínima de 1 (uma) semana.

    Art. 4º – DO ACERVO

    Parágrafo único – A Biblioteca é de livre acesso aos seus usuários. É dotada de acervo composto por livros de economia, administração, contabilidade, relações humanas, direito e áreas correlatas, revistas especializadas e obras de referência, conteúdo de ética e de acessibilidade, além de acervo de interesse geral.

    Art. 5º – DOS FUNCIONÁRIOS

    § 1º – É dever dos funcionários da Biblioteca atender a todos os usuários com presteza e cordialidade, indicando aos mesmos o modo de busca e localização dos livros, periódicos ou qualquer outro material pertencente à Biblioteca.

    § 2º – O funcionário é responsável pelo cumprimento das normas de utilização da Biblioteca, bem como por zelar pelo acervo e todo o patrimônio da seção.

    Art. 6º – DOS USUÁRIOS

    § 1º – São considerados usuários da Biblioteca:

    1. Os alunos regularmente matriculados na Faculdade Saint Paul;
    2. Os alunos dos cursos de extensão – modalidade EaD (consulta local);
    3. Os alunos dos cursos de extensão de curta e média duração – modalidade presencial (consulta local);
    4. Os colaboradores da Faculdade Saint Paul;
    5. Os professores e coordenadores acadêmicos/executivos da Faculdade Saint Paul.

    § 2º – Os usuários descritos serão cadastrados no banco de dados do sistema de empréstimo da Biblioteca.

    Art. 7º – DO ACESSO AO ACERVO DA BIBLIOTECA

    1. É vedado o acesso ao acervo de pessoas portando bolsas, mochilas, pastas ou similares, os quais poderão ser mantidos nos guarda-volumes, cujo uso é restrito ao período de permanência na Biblioteca.
    2. A Biblioteca não se responsabiliza pelo material deixado no guarda-volumes;
    3. A perda ou pernoite da chave acarretará em multa de R$ 20,00 (vinte reais). O pagamento da multa deve ser realizado no balcão de atendimento da Biblioteca;
    4. O material impresso é de livre acesso a todos os usuários para consulta no âmbito da Biblioteca;
    5. Caso não consiga localizar o material desejado, o usuário, de posse da CLASSIFICAÇÃO e da NOTAÇÃO DO AUTOR, procurará auxílio de um dos funcionários da Biblioteca.

    Art. 8º – DO EMPRÉSTIMO

    § 1º – O acervo da Biblioteca será disponibilizado para empréstimo aos usuários, nos seguintes termos:

    1. Livros:
      a. Por até 7 (sete) dias para alunos e colaboradores.
      b. Por até 15 (quinze) dias para professores, coordenadores acadêmicos/executivos e monitores.
    2. Periódicos:
      a. Empréstimo local para alunos, colaboradores e professores.
    3. Outros termos de empréstimo::
      a. O prazo de empréstimo poderá ser renovado conforme artigo 10 deste regulamento;
      b. Para alunos e colaboradores, os materiais emprestados poderão somar, no máximo, 3 itens de títulos diferentes;
      c. Para professores, coordenadores acadêmicos/executivos e monitores, os materiais emprestados poderão somar, no máximo, 6 itens de títulos diferentes;
      d. Não poderão ser retirados da Biblioteca os livros inscritos como fixos, raros, obras de referência (Enciclopédias, dicionários, etc.), periódicos, últimos três números de jornais e último número de revistas de interesse geral, pois estão destinados apenas para consulta local;
      e. A critério da Bibliotecária responsável podem ser emprestadas, excepcionalmente, as publicações mencionadas no item anterior;
      f. Não é permitido que um usuário utilize os serviços da Biblioteca em nome de outro;
      g. A responsabilidade pela obra é do usuário que fez a retirada. Caso este empreste para outro usuário, continuará sendo o responsável perante a Biblioteca.
    4. Empréstimo entre Bibliotecas (EEB):
      a. As solicitações de empréstimos entre as bibliotecas parceiras podem ser realizadas via preenchimento de formulário;
      b. O usuário deverá retirar o formulário de solicitação devidamente assinado na Biblio-Securato e junto com a carteirinha deverá apresentá-lo no momento de retirada na biblioteca parceira;

    Art. 9º – DOS PROCEDIMENTOS DE DEVOLUÇÃO

    § 1º – A devolução deverá ser realizada no balcão de atendimento da Biblioteca, devendo o usuário aguardar a baixa no sistema e conferir o recebimento do recibo automático enviado por e-mail.

    § 2º – A devolução também poderá ser efetuada no Armário de autodevolução de materiais, que está disponível para uso em qualquer horário em que a Unidade Jardins da Faculdade Saint Paul esteja de portas abertas. Leia as normas de uso deste serviço aqui.

    1. Não será considerado como devolução o abandono do material nas dependências da Biblioteca ou mesmo sua devolução ao balcão sem que seja expedida a devida baixa;
    2. Não será necessário que o próprio usuário devolva o material que tomou emprestado, desde que assuma a responsabilidade no caso de devolução realizada por terceiros;
    3. Nos casos de empréstimos em que a data da devolução seja nos dias de feriado, sábado ou domingo, a devolução deverá ser realizada no próximo dia subsequente, sem qualquer sanção;
    4. No caso de fechamento imprevisto da Biblioteca, a devolução deverá ser feita, no primeiro dia subsequente ou em data estipulada pela Biblio-Securato;
    5. A isenção de multa se dará nos casos em que houver apresentação de justificativa (atestado médico nos termos da lei – doença infectocontagiosa e licença maternidade, desde que devidamente comprovado).

    Art. 10 – DA RENOVAÇÃO                                 

    Parágrafo único – O usuário poderá renovar um, alguns ou todos os títulos que estejam em seu poder, na data do vencimento ou no dia anterior a este, desde que não haja qualquer impedimento.

    1. Itens que possuam reservas não poderão ter o empréstimo renovado;
    2. A renovação poderá ser efetuada, preferencialmente, pelo sistema SophiA on-line (na página da Faculdade), ou pessoalmente no balcão de atendimento da Biblioteca; excepcionalmente, é também possível por e-mail e por telefone;
    3. Quantidade – a renovação do empréstimo pode ser feita até quatro vezes (por igual prazo), por meios não presenciais (terminal web, e-mail e telefone) ou ainda indefinidamente com a obra em mãos no balcão de atendimento da Biblioteca, desde que não haja pendência e não haja reserva do material;
    4. No momento da renovação, o usuário não poderá ter qualquer pendência na Biblioteca;
    5. 5.   Deve-se observar que o prazo de dias é contado a partir da data da renovação, e não da data do primeiro empréstimo. Por isso, observe sempre o comprovante de renovação que é automaticamente enviado para seu e-mail cadastrado;
    6. É recomendável efetuar a renovação on-line 1 (um) dia antes do prazo final para a devolução, pois caso o material esteja reservado por outro usuário, ou tenha excedido o limite para renovações, o usuário ficará impossibilitado de processar a operação de renovação. Nesses casos, será necessário regularizar a situação, com os materiais em mãos, diretamente no balcão de atendimento da Biblioteca (se a tentativa de renovação for feita no último dia, o usuário talvez não tenha tempo hábil para no mesmo dia vir à Biblioteca com o material);
    7. Quaisquer problemas que impossibilitem a renovação do empréstimo, os usuários devem comunicar a Biblio-Securato imediatamente.

    Art. 11 – DA RESERVA

    1. A reserva poderá ser efetuada preferencialmente, pelo sistema SophiA on-line (na página da Faculdade), e pessoalmente no balcão de atendimento da Biblioteca, excepcionalmente é também possível por e-mail e por telefone;
    2. Somente poderão ser reservados títulos que não possuam nenhum exemplar circulante na prateleira no momento da consulta;
    3. Não é permitida a reserva de títulos que já se encontram no poder do usuário ou materiais que estejam disponíveis no acervo;
    4. No momento da reserva, o usuário não poderá ter qualquer pendência na Biblioteca;
    5. Uma vez devolvido o título reservado, o usuário solicitante será informado por correspondência eletrônica e terá um dia para retirá-lo – caso o título reservado não seja retirado até o dia estipulado, atenderá à próxima reserva ou, na ausência de lista de espera, retornará à prateleira.

    Art. 12 – DA RESPONSABILIDADE PELOS DANOS CAUSADOS AO ACERVO DA BIBLIOTECA E RESPECTIVAS SANÇÕES

    Parágrafo único – O usuário fica responsável pelas obras em seu poder, devendo devolvê-las no dia determinado. O material não sendo devolvido é considerado extraviado, devendo o usuário arcar com as consequências, conforme a seguir:

    1. Antes de retirar qualquer obra ou periódico do acervo, o usuário deve verificar o estado de conservação do exemplar;
    2. Na ocorrência de dano ou extravio, o usuário deverá indenizar obrigatoriamente, a Biblioteca com outro exemplar para reposição no acervo – o que não exclui o pagamento de multa referente aos dias em que a Biblioteca ficou se o material após a data prevista para devolução, em conformidade ao disposto neste Regulamento;
    3. Anotações e trechos sublinhados serão considerados como dano ao material;
    4. Em caso de roubo ou furto de material sob a responsabilidade do usuário, não será aceito Boletim de Ocorrência (B.O.) para efeito de dispensa da reposição do material bibliográfico;
    5. Caso não seja encontrado material idêntico ao extraviado, ou se estiver esgotado, será determinada pelo responsável da Biblioteca a substituição por outro mais recente ou outro título, sugerido por professores da disciplina;
    6. O dano, a perda ou o roubo do material deverá ser comunicado imediatamente à Biblioteca. O usuário deverá realizar a restituição da obra no prazo de 20 (vinte) dias para materiais nacionais, e 30 (trinta) dias para materiais importados. Nesse período, o usuário fica impossibilitado de realizar o empréstimo de qualquer material;
    7. A obra danificada, quando substituída por outro exemplar idêntico e em perfeito estado, será oferecida ao usuário;
    8. Usuário em débito com a Biblioteca, em qualquer caso (guarda-volumes, atraso na devolução, multa, entre outros), é vedado de utilizar os serviços de empréstimos, renovação e reserva de materiais. Ao final do período letivo, a Biblioteca notificará as áreas responsáveis sobre os usuários com restrição para as devidas providências.
    9. Infrações disciplinares – o usuário poderá ter seu acesso suspenso, em caso de faltas cuja gravidade comprometa de modo irremediável a boa ordem dos serviços da Biblioteca, como o não cumprimento do presente Regulamento e desrespeito ao Código de Ética da Saint Paul. Os atos mais graves de infrações cometidos pelos usuários serão submetidos à coordenação de curso ou hierarquia departamental a que o usuário for subordinado.

    Art. 13 – DAS PENALIDADES

    Parágrafo único – As multas e penalidades aplicam-se a todos os usuários da Biblio-Securato. O não cumprimento do prazo de devolução implica a cobrança do valor de R$ 3,00 (três reais) por volume e por dia corrido de atraso, incluindo sábados, domingos, feriados e emendas de feriados.

    1. Caso o título em atraso possua reserva, o valor da penalidade será dobrado;
    2. Os dias de férias escolares são considerados para a contagem dos dias de atraso;
    3. A multa deverá ser quitada na própria Biblioteca;
    4. O usuário que não cumprir os prazos previstos para devolução terá suspenso o direito aos serviços de empréstimo, renovação e reserva de material da Biblioteca até quitar a multa;
    5. Esgotados os recursos de cobrança dos livros em atraso, a Biblioteca comunicará o nome do usuário a instâncias às quais o mesmo esteja ligado, sejam acadêmicas ou departamentais.
    6. A Biblioteca poderá, a qualquer momento, atualizar o valor da multa por atraso, de acordo com seus próprios critérios;
    7. Os valores arrecadados com multas são revertidos em benefício da Biblioteca.

    Art. 14 – DO CADASTRO

    Parágrafo único – A inscrição para empréstimo de livros é somente para alunos, professores, coordenadores acadêmicos/executivos e colaboradores.

    1. O usuário deve dirigir-se ao balcão de atendimento da Biblioteca portando documento com foto, preferencialmente a carteira de estudante, na falta dele o RG;
    2. Apenas após a inscrição na Biblioteca, empréstimos, reservas e acesso a materiais em repositório digital poderão ser efetuados;
    3. É imprescindível que o usuário leia o Regulamento da Biblioteca (disponível on-line na página da Biblioteca e impresso no balcão de atendimento) para ciência das normas de seu funcionamento.

    Art. 15 – DA ORDEM NA BIBLIOTECA

    Parágrafo único – Compete aos frequentadores da Biblioteca:

    1. Respeitar os colaboradores, acatando suas instruções quanto às normas existentes;
    2. Obedecer aos horários de funcionamento;
    3. Manter silêncio na sala de leitura;
    4. Falar baixo, quando necessário falar;
    5. Não fumar, comer ou beber;
    6. Deixar aparelhos eletrônicos no modo silencioso;
    7. Não falar ao telefone.

    Art. 16 – DA DECLARAÇÃO NADA CONSTA

    § 1º – O Comprovante de Nada Consta é um instrumento de preservação do acervo da Biblioteca, portanto, requisito para deferimento de processos educacionais: Trancamento e Cancelamento de Matrícula e Formatura.

    1. Para solicitar o Nada Consta, o usuário deve comparecer à Biblioteca munido da Carteira de estudante ou Carteira de Identidade;
    2. É indispensável, também, que o usuário solicitante do Nada Consta não esteja com pendências com a Biblioteca, no que se refere à quitação de multas existentes, bem como à devolução de quaisquer materiais;
    3. A base de consulta da Biblioteca são as informações cadastradas no Sistema, havendo discordância por parte do usuário sobre eventuais pendências apresentadas, será de sua responsabilidade comprovar a quitação;
    4. O comprovante do Nada Consta também será solicitado por departamentos internos quando se tratar de alunos concluintes; estes estarão aptos para participação da Formatura, caso não conste pendência. Os concluintes com pendências somente poderão participar da Formatura após a quitação até uma semana antes do Evento;
    5. O comprovante do Nada Consta também é solicitado para o caso de desligamento de colaboradores (tanto técnico-administrativos quanto acadêmicos).

    § 2º – Atenção: não será concedido o Nada Consta ao usuário com pendências (de qualquer natureza) com a Biblioteca.

    Art. 17 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

    1. A Biblioteca não se responsabiliza pelo extravio de qualquer valor ou objeto particular em seu recinto.
    2. As pessoas com necessidades especiais, idosos e gestantes têm garantido o direito preferencial no uso das dependências e no atendimento, na Biblio-Securato, de acordo com as exigências legais.
    3. Os casos omissos serão resolvidos pelo Bibliotecário responsável juntamente com a Direção Geral da Faculdade Saint Paul.

    Este Regulamento passa a valer a partir de sua data de divulgação.

    Versão atualizada em abr. 2019.

  • Armário para autodevolução de materiais da Biblioteca

    O Armário para autodevolução de materiais da Biblioteca tem como objetivo ampliar o horário de devolução de materiais e oferecer maior agilidade e comodidade aos usuários, uma vez que a devolução do material emprestado pode ser efetuada fora do horário de expediente. Esse mobiliário foi adquirido por meio de recursos oriundos do pagamento de multas na Biblioteca. 

    REGRAS DE USO GERAL

    O Armário de autodevolução de materiais está disponível para uso em qualquer horário em que a Unidade Jardins da Faculdade Saint Paul esteja de portas abertas.

    1. Horário de funcionamento: sempre que a Biblioteca estiver fechada.
    2. Horário de recolhimento dos materiais: às 12h00 de todos os dias úteis.
      1. Os materiais coletados até às 12h00 serão considerados como devolução do dia anterior.
    3. As devoluções em atraso serão contabilizadas normalmente, de acordo com o Regulamento vigente.
    4. O recibo de devolução será enviado ao usuário para o e-mail cadastrado. Confira-o, pois é o seu comprovante de devolução.
      1. O Armário de autodevolução serve para o depósito dos materiais a serem recolhidos em horário específico. A devolução de fato só ocorrerá após a baixa no sistema e envio do recibo.
    5. As obras danificadas por mau uso (molhadas, rasgadas, sujas, rasuradas, entre outras características semelhantes) devolvidas no armário de autodevolução, não isentam o usuário das responsabilidades dispostas no Regulamento da Biblioteca.
    6. As infrações e respectivas penalidades estabelecidas no Regulamento também são aplicadas a este serviço. Por exemplo, o usuário que devolver material em atraso no Armário de autodevolução, terá pendente em seu cadastro o valor da multa a ser cobrada, não poderá realizar novo empréstimo e impede a obtenção do Nada Consta e a retirada de Certificados e Diplomas.

    Os casos omissos serão resolvidos pelo(a) Bibliotecário(a) responsável juntamente com a Direção-Geral da Faculdade.

  • Serviço de Comutação Bibliográfica – COMUT

    O serviço de comutação bibliográfica trata-se da obtenção de cópias de artigos de periódicos especializados nacionais ou estrangeiros, capítulos ou partes de monografias, dissertações, teses, trabalhos publicados em anais de congressos, entre outros, que não constam no acervo da Biblo-Securato. Essas cópias podem ser obtidas por meio do programa Comut online, que envolve todas as áreas do conhecimento. O serviço de COMUT também pode ser realizado pelos próprios solicitantes após realizar um cadastro diretamente no sistema do programa ou por intermédio das Bibliotecas Solicitantes como é o caso da Biblio-Securato

    Prazo de atendimento
    O atendimento é previsto por até 15 dias.

    Custo
    R$ 2,20 para materiais com um conjunto de até cinco páginas, (se houver por ex. 6 páginas será cobrado mais 2,20 totalizando 4,40).

    Obs: O valor do Bônus (Moeda COMUT) contempla apenas os custos de produção e envio das cópias e são compostos de custos da Gerência do Comut, da Biblioteca-Base e da Biblioteca Solicitante.

    Formas de envio do documento
    Por e-mail ou correio normal

    SOLICITAÇÃO DE COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA PELA BIBLIO-SECURATO – PASSOS

    1- Preencha o formulário conforme o tipo de material que você deseja solicitar (agilize o atendimento de seu pedido preenchendo o formulário da forma mais completa possível);

    2- Envie o formulário preenchido para o e-mail biblioteca@saintpaul.com.br com o assunto “Solicitação de comutação bibliográfica”;

    3- Biblioteca fornece o orçamento do pedido;

    4- O usuário solicitante efetua o pagamento do valor descriminado no orçamento;

    5- Biblioteca processa o pedido à instituição depositária do material desejado;

    6- Biblioteca recebe o documento solicitado e o entrega para o usuário solicitante.


    Atenção:

    • Para cada documento deverá ser preenchido um novo formulário, com referência completa do material desejado;
    • O retorno ao pedido do usuário será dado por e-mail ou por telefone;
    • Em respeito à legislação sobre os Direitos Autorais (Lei 9.610 de 19/2/1998 e Lei 10.695 de 1/7/2003), não serão atendidos os pedidos de cópias de livros na íntegra;
    • A solicitação deste serviço é feita exclusivamente pelo formulário preenchido e enviado ao e-mail biblioteca@saintpaul.com.br;
    • O solicitante será informado caso não seja possível atender ao seu pedido;
    • Formas de pagamento pelas cópias: Dinheiro, cartão de débito ou boleto a vista.

    Faça o download dos formulários abaixo:

    Formulário para solicitação de periódicos

    Formulário para solicitação de anais de congresso

    Formulário para solicitação de teses

    Formulário para solicitação de partes de documentos

    MAIS INFORMAÇÕES

    Para informação complementar, consulte www.ibict.br Programa de Comutação Bibliográfica; E-mail: comutge@ibict.br.


    Acesse também:

  • Empréstimo entre Bibliotecas

    ART. 1º – DOS OBJETIVOS E DEFINIÇÃO

    Visando promover o acesso à informação, a Faculdade Saint Paul e a Biblioteca Prof. José Roberto Securato – Biblio-Securato, através deste documento, estabelecem as normas para o funcionamento do Empréstimo entre Bibliotecas (EEB).

    Este serviço é o processo pelo qual uma biblioteca obtém de outra determinado material bibliográfico, solicitado pelos seus usuários, e que não se encontra disponível no seu próprio acervo.

    ART. 2º – DAS ATRIBUIÇÕES DA BIBLIOTECA SOLICITANTE – USUÁRIOS EXTERNOS

    Para o atendimento de Instituições externas (Bibliotecas Parceiras), a Biblioteca da Saint Paul orienta-se pelas normas aqui estabelecidas.

    • A Instituição, interessada em utilizar esse serviço, pela primeira vez, deverá, através de sua biblioteca solicitar o seu cadastro com antecedência;
    • A solicitação do cadastro deve ser feita pelo e-mail biblioteca@saintpaul.com.br e formalizada através do preenchimento de formulário, que deverá ser entregue assinado, com data e carimbo da Instituição;
    • Prestar serviços de natureza igual à Biblioteca Prof. José Roberto Securato, ou seja, disponibilizar o seu acervo para empréstimos e/ou consultas;
    • Respeitar os prazos de empréstimo, caso contrário estará sujeita às penalidades (item 5);
    • Certificar-se da existência do material de interesse, no catálogo on-line (Sistema Sophia) bem como sua disponibilidade para o empréstimo, através da consulta nos terminais da Biblioteca ou no referido catálogo on-line. Caso todos os exemplares daquela obra estejam emprestados, a Biblioteca Parceira deve enviar um e-mail para biblioteca@saintpaul.com.br para solicitar a reserva do material;
    • O prazo estipulado para retirada é de 1 (um) dia útil. É obrigatória a apresentação da carteirinha fornecida pela instituição de origem;
    • Enviar requisição de empréstimo em 2 (duas) vias, com os seguintes dados:
    1. Identificação da biblioteca solicitante;
    2. Identificação da biblioteca atendente;
    3. Identificação do usuário: nome e nº de inscrição, e-mail e telefone de contato;
    4. Identificação do material solicitado (autor, título e localização do documento);
    5. Identificação do responsável pelo preenchimento da requisição;
    6. Nome do(a) Bibliotecário(a) responsável e número de CRB.
    • É vedado à Biblioteca solicitante fornecer requisições em branco para preenchimento no ato do empréstimo.

    ART. 3º – DO EMPRÉSTIMO E DA RENOVAÇÃO

    A Biblio-Securato se reserva o direito de emprestar ou não seu material, de acordo com a necessidade de seus usuários.

    • Todos os materiais do acervo físico e disponíveis para empréstimo domiciliares poderão ser utilizados.
    • Poderão ser emprestados materiais cuja disponibilidade seja de, no mínimo, 2 exemplares. Materiais que têm apenas um exemplar não estão sujeitos a empréstimo domiciliar.
    • O prazo de empréstimo é de uma semana (sete dias corridos), podendo esse prazo ser reduzido ou ampliado, a critério da Biblioteca.
    • As renovações poderão ser efetuadas, caso o material não tenha reserva e em número máximo de (3) três vezes, por escrito e por intermédio da biblioteca solicitante através do endereço biblioteca@saintpaul.com.br.
    • Nova solicitação só poderá ser efetuada após a devolução dos títulos em empréstimo.

    ART. 4° – DAS ATRIBUIÇÕES DA BIBLIOTECA ATENDENTE – BIBLIO-SECURATO

    • Avaliar o cadastro da biblioteca solicitante.
    • Informar à solicitante se o seu cadastro foi aprovado (no prazo máximo de um mês).
    • Emprestar o material solicitado, desde que de acordo com seu regulamento.
    • Comunicar os atrasos à Biblioteca Solicitante.
    • Aplicar penalidade (item 5).
    • Anotar na requisição do usuário a data de devolução do material.
    • Dar baixa na requisição do usuário, quando da devolução do material.

    ART. 5º – DAS PENALIDADES

    A não devolução dos materiais no prazo implicará suspensão e será calculada com base na quantidade de materiais e dias em atraso.

    • A instituição em falta ficará impedida de retirar outros materiais por empréstimo, durante o período de suspensão.
    • A instituição cadastrada é responsável pelos materiais retirados e em caso de dano ou extravio, indenizará obrigatoriamente a Biblio-Securato, mediante substituição da obra perdida, por título igual ou similar, ou ainda, por indicação da Biblioteca.
    • As penalidades a serem aplicadas aos usuários do empréstimo entre bibliotecas ficarão a critério da Biblioteca solicitante.
    • Faltas graves e/ou casos omissos, além dos acima previstos, serão submetidos à Diretoria acadêmica, que recomendará as penalidades cabíveis em cada caso.

    ART. 6º – DAS CONDIÇÕES PARA EEB – USUÁRIOS INTERNOS

    A Biblio-Securato orienta-se pelas normas específicas das bibliotecas com as quais mantém parceria.

    • São usuário desse serviço o aluno regularmente matriculado nos cursos presenciais de Graduação e Pós-Graduação, além de professores e funcionários técnico-administrativos.
    • Estar em dia com a Biblio-Securato (não ter multas ou nenhum outro tipo de pendência).
    • Obter informações sobre o procedimento de EEB da instituição onde se encontra o material de seu interesse.
    • O serviço de EEB só poderá ser efetuado quando não existir o material bibliográfico no acervo da Biblio-Securato.
    • Retirar o formulário de solicitação devidamente assinado na Biblio-Securato e junto com a carteirinha deverá apresentá-lo no momento de retirada na Biblioteca Parceira.
    • O usuário deverá retirar e devolver a obra na unidade da Biblioteca Parceira, nos dias e horários estipulados pela mesma.
    • Os procedimentos quanto aos prazos, renovação e devolução da(s) obra(s) devem ser respeitados segundo regulamento das bibliotecas parceiras.
    • Caso o usuário da Biblioteca da Faculdade Saint Paul atrase o prazo para devolução do material bibliográfico de outra instituição, será aplicada multa no valor de 3,00 por material em dias corridos e o mesmo terá esse serviço suspenso em definitivo.
    • Havendo discrepância entre o número de exemplares estipulados para empréstimo entre as instituições, prevalece o menor número.
    • As normas aqui estabelecidas poderão ser alteradas conforme necessidade e critérios da Biblio-Securato.

    ART. 7° – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

    Os casos omissos serão resolvidos pelo Bibliotecário responsável juntamente com a Direção Geral da Faculdade Saint Paul.

    Contatos: (11) 3513-6958; biblioteca@saintpaul.com.br

  • Bases de dados de acesso aberto

    Banco de Teses da Capes
    Banco que reúne as informações de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação do país. Reúne 458.657 resumos de trabalhos de pós-graduação. O Banco de Teses da Capes é uma ferramenta de busca e consulta, com resumos relativos a teses e dissertações defendidas desde 1987. As informações são fornecidas diretamente à Capes pelos programas de pós-graduação, que se responsabilizam pela veracidade dos dados.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: TODAS AS ÁREAS
    Endereço eletrônico: http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/
    Tipo de conteúdo: TESES E DISSERTAÇÕES

    Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)
    Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT) integram os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras. A plataforma possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique suas teses e dissertações produzidas no país e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: TODAS AS ÁREAS
    Endereço eletrônico: http://bdtd.ibict.br/
    Tipo de conteúdo: TESES E DISSERTAÇÕES

    Biblioteca Digital da Unicamp
    A Biblioteca digital tem como objetivo principal disponibilizar, de maneira rápida e sem fronteiras, a produção científica gerada na Universidade, com foco principal em teses e dissertações, ofertando mais de um milhão de páginas aos pesquisadores nacionais e internacionais.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: TODAS AS ÁREAS
    Endereço eletrônico: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/
    Tipo de conteúdo: TESES E DISSERTAÇÕES

    Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo
    A Biblioteca Digital foi criada para disponibilizar na Internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo, permitindo que as comunidades brasileira e internacional possam ter em mãos a versão digital completa das teses e dissertações.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: TODAS AS ÁREAS
    Endereço eletrônico: http://bit.ly/2kYnm93
    Tipo de conteúdo: TESES E DISSERTAÇÕES

    Business Ethics – the magazine of corporate responsibility
    Online magazine that publicizes essays on Ethics.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ÉTICA, NEGÓCIOS
    Endereço eletrônico: http://business-ethics.com/
    Tipo de conteúdo: ENSAIOS, ARTIGOS E OPINIÕES

    Centro de Informações para a Melhoria das Aprendizagens (CIMA)
    Portal de indicadores e estatísticas educacionais para a América Latina e o Caribe, lançado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É abastecido por três fontes principais de dados: levantamentos domiciliares harmonizados, avaliações de aprendizagem e dados administrativos. Os usuários do portal poderão explorar os diferentes indicadores.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: GESTÃO EDUCACIONAL
    Endereço eletrônico: www.iadb.org/cima
    Tipo de conteúdo: ESTATÍSTICAS

    Diretório de Livros de Acesso Aberto (DOAB)
    A OAPEN Foundation, uma iniciativa internacional dedicada à publicação de acesso aberto com sede na Biblioteca Nacional da Holanda, desenvolveu o Diretório de Livros de Acesso Aberto (DOAB), hoje com 1257 exemplares em formato PDF , alguns deles podem ser adquiridos para acesso com leitores de e-books, exemplo: Access to Knowledge in Brazil: new research on intellectual property, innovation and development.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: TODAS AS ÁREAS
    Endereço eletrônico: http://www.doabooks.org/
    Tipo de conteúdo: LIVROS

    eduCAPES
    É um portal de objetos educacionais abertos para uso de alunos e professores da educação básica, superior e pós graduação que busquem aprimorar seus conhecimentos. Engloba em seu acervo de milhares de objetos de aprendizagem, incluindo textos, livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens e quaisquer outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados de maneira aberta, publicados com autorização expressa do autor ou ainda que estejam sob domínio público.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: TODAS AS ÁREAS
    Endereço eletrônico: http://www.educapes.capes.gov.br/
    Tipo de conteúdo: TESES, DISSERTAÇÕES, LIVROS DIDÁTICOS, ARTIGOS, ENTRE OUTROS.

    Global Network for Advanced Management
    In order to develop teaching materials that reflect the challenges that students will face in the globalized world, member schools of the Global Network for Advanced Management collaborate to create online “raw” case studies investigating global business problems.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: Gestão, NEGÓCIOS
    Endereço eletrônico: http://advancedmanagement.net/cases
    Tipo de conteúdo: Casos

    Globethics.net Libraries
    Digital libraries that offer registered users electronic access free-of-charge to thousands of full-text documents on ethics and related disciplines. Participants also have the possibility to submit their own documents to the libraries.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ÉTICA, NEGÓCIOS
    Endereço eletrônico: http://www.globethics.net/library/overall-search
    Tipo de conteúdo: ENSAIOS E ARTIGOS

    Google Acadêmico
    Essa base de dados oferece uma maneira simples de pesquisar a literatura acadêmica. É possível pesquisar várias disciplinas e fontes: artigos, teses, livros, resumos e opiniões judiciais, de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas on-line, universidades e outros sites. O Google Acadêmico ajuda a encontrar trabalhos relevantes em todo o mundo da pesquisa acadêmica.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: TODAS AS ÁREAS
    Endereço eletrônico: https://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-BR
    Tipo de conteúdo: TESES, ARTIGOS, RESUMOS, LIVROS ENTRE OUTROS.

    IBGC – Instituto brasileiro de Governança Corporativa
    A Biblioteca João Bosco Lodi, em homenagem a um dos idealizadores do IBGC, traduz o empenho do Instituto em promover a cultura da Governança. O acervo físico e digital foi catalogado, seguindo padrões técnicos internacionais. No ano de 2013, o acervo contabiliza 5.168, entre eles 645 arquivos são digitais e de livre acesso. Os títulos do acervo digital estão disponíveis para download gratuito.

    Forma de acesso: LIVRE (somente acervo digital)
    Área do conhecimento: GOVERNANÇA
    Endereço eletrônico: http://www.ibgc.org.br/index.php/biblioteca
    Tipo de conteúdo: Artigos de periódicos, clippings, folhetos, capítulos de livros, entre outros.

    JURN
    JURN is a unique search tool which helps you find free academic articles and books. JURN harnesses all the power of Google, but focusses your search through a hand-crafted and curated index. Established in 2009 to comprehensively cover the arts and humanities, in 2014 JURN expanded in scope. JURN now also covers selected university fulltext repositories and many additional ejournals in science, biomedical, business and law. In 2015/6 JURN expanded again, adding over 600 ejournals on aspects of the natural world.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ARTES, NEGÓCIOS, DIREITO, ENTRE OUTROS
    Endereço eletrônico: http://www.jurn.org/#gsc.tab=0
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS ACADÊMICOS E TESES

    Forma de acesso: LIVRE
    Área

    Network Publications – European Foundation for Management Development (EFMD)
    This library offers a wide range of freely downloadable publications, videos and other materials produced in the framework of EFMD projects and contracts. EFMD is an international not-for-profit membership organisation, recognized globally as an accreditation body of quality in management education.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: NEGÓCIOS, LIDERANÇA, FINANÇAS, EDUCAÇÃO
    Endereço eletrônico: https://www.efmd.org/projects-overview/resource-library
    Tipo de conteúdo: LIVROS, CASES E VÍDEOS

    Portal de bolsas de estudo
    A Biblioteca Digital Unificada oferece os acervos digitais de mais de 5 mil centros de pesquisa, entre universidades, núcleos, pólos, associações de classe, revistas e repositórios institucionais de 64 países, formando um acervo de milhões de publicações, disponíveis em texto completo.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: TODAS AS ÁREAS
    Endereço eletrônico: http://biblioteca.portalbolsasdeestudo.com.br/
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS CIENTÍFICOS, TESES E DISSERTAÇÕES

    Portal Domínio público
    O portal Domínio Público, propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores – Internet – uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: LITERATURA, ARTES E CIENTÍFICAS
    Endereço eletrônico: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
    Tipo de conteúdo: LIVROS, MÚSICAS, MAPAS, VÍDEOS, ETC.

    Portal SME: Memorial técnico documental
    O Portal disponibiliza documentos técnico-pedagógicos, que fizeram e fazem parte da história da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo ao longo de sua trajetória. O acervo encontra-se disponível à consulta pública, que poderá ser feita pessoalmente ou via on-line.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: EDUCAÇÃO
    Endereço eletrônico: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Page/PortalSMESP/Memoria-Tecnica
    Tipo de conteúdo: DOCUMENTOS DE VÁRIOS PERÍODOS, QUE POSSUEM NOTÁVEL VALOR HISTÓRICO E CULTURAL

    Rede de Informação em Ciências da Comunicação dos Países de Língua Portuguesa (Portcom)
    É o espaço na web de acesso livre, responsável pela disseminação, gestão e difusão da produção técnico, científica e acadêmica gerada pela comunidade lusófona.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
    Endereço eletrônico: http://www.portcom.intercom.org.br
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES, CAPÍTULOS DE LIVRO, TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTOS

    SciELO Livros – Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil
    Resultado de um projeto financiado pela FAPESP em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), o portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: TODAS AS ÁREAS
    Endereço eletrônico: http://books.scielo.org/
    Tipo de conteúdo: LIVROS

    Social Science Research Network – SSRN
    Social Science Research Network (SSRN) is devoted to the rapid worldwide dissemination of social science research and is composed of a number of specialized research networks in each of the social sciences. The SSRN eLibrary consists of two parts: an Abstract Database containing abstracts on over 675,000 scholarly working papers and forthcoming papers and an Electronic Paper Collection currently containing over 565,500 downloadable full text documents in Adobe Acrobat pdf format. The eLibrary also includes the research papers of a number of Fee Based Partner Publications.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: CIÊNCIAS SOCIAIS
    Endereço eletrônico: http://www.ssrn.com/en/
    Tipo de conteúdo: RESUMOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS

  • Periódicos de acesso aberto

    • Administração On line
    Administração On Line é uma revista eletrônica trimestral, de acesso gratuito, editada pelo Curso de Pós-graduação em Administração de Empresas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS



    • Administração Pública e Gestão Social (APGS)
    O periódico APGS publica trimestralmente na forma eletrônica de trabalhos científicos, artigos em Português, Inglês e Espanhol nas áreas de Administração Pública, Gestão Social e Terceiro Setor. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, GESTÃO SOCIAL E TERCEIRO SETOR
    Endereço eletrônico: http://www.apgs.ufv.br/index.php/apgs/index#.WaX10rKGO2
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS CIENTIFICOS



    • Análise – Revista de Administração da (PUCRS)
    A revista Análise, editada pela Edipucrs, é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd), da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, e destina-se à publicação de artigos científicos, inéditos, resultantes de pesquisas científicas, de teses ou de dissertações que focalizem a área de Administração. Este periódico proporciona acesso aberto a todo seu conteúdo.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO
    Endereço eletrônico: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/face/index
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS CIENTÍFICOS



    • Cadernos de Gestão e Empreendedorismo (CGE)
    Cadernos de Gestão e Empreendedorismo é a revista eletrônica quadrimestral de acesso gratuito da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense – UFF, que visa a veicular artigos acadêmicos, casos de ensino e documentos para discussão inéditos ligados aos temas Gestão e Empreendedorismo. Abrange os campos do ensino, da pesquisa e da prática organizacional.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: GESTÃO, EMPREENDEDORISMO
    Endereço eletrônico: http://periodicos.uff.br/cge
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS CIENTÍFICOS



    • Directory of Open Access Journals (DOAJ)
    Diretório de revistas eletrônicas de acesso aberto (open access), mantido pela Lund University Libraries, na Suécia. Permite o acesso gratuito a revistas científicas e acadêmicas de qualidade. Também podem ser realizadas buscas por artigo de periódico.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: TODAS AS ÁREAS
    Endereço eletrônico: http://www.doaj.org/
    Tipo de conteúdo: PERIÓDICOS



    • Economia & Energia
    Uma das principais atividades da Organização e&e é a publicação da Revista e&e, bimestral e bilíngüe (inglês e português) e sua divulgação na Internet, estando atualmente em seu numero 53. Todas as edições, incluindo o numero zero, estão disponíveis na Internet. O objetivo da Revista e&e é divulgar temas relacionados à economia e energia e para sua manutenção ela tem contado com o suporte de seus membros e com o apoio institucional de entidades publicas e privadas.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ECONOMIA, ENERGIA
    Endereço eletrônico: http://www.ecen.com
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS



    • Gestão & Produção
    Gestão & Produção é uma publicação dirigida a um público formado principalmente por: professores e pesquisadores que atuam na área de Engenharia de Produção; pós-graduandos e graduandos em Engenharia de Produção; profissionais de empresas e institutos que fazem uso dos conhecimentos e técnicas da Engenharia de Produção.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
    Endereço eletrônico: http://www.dep.ufscar.br/revista/
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS
    Observação: (Acesse o acervo completo da Revista Gestão & Produção(desde 1994) no SciELO (Scientific Eletronic Library Online).



    • INDEKX
    O Site Indekx disponibiliza acesso aos principais jornais online do mundo, qualquer pessoa pode acessar gratuitamente as notícias.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: NOTÍCIAS
    Tipo de conteúdo: JORNAIS



    • Journal of Health Economics
    This journal seeks articles related to the economics of health and medical care. Its scope will include the following topics:
    Production and supply of health services, Demand and utilization of health services, financing of health services, determinants of health, including investments in health and risky health behaviors, economic consequences of ill-health.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ECONOMIA DA SAÚDE
    Endereço eletrônico: https://www.journals.elsevier.com/journal-of-health-economics
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS



    • LINHAS
    A Revista Linhas é publicada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade do Estado de Santa Catarina, desde o ano 2000. Tem como finalidade veicular a produção científica interdisciplinar da comunidade acadêmica nacional e internacional, da área de Educação, a fim de contribuir para o desenvolvimento da ciência e do saber.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: EDUCAÇÃO
    Endereço eletrônico: http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/about/editorialPolicies#openAccessPolicy
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS CIENTÍFICOS



    • LivRe! Portal para periódicos de livre acesso na Internet
    Portal desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), por meio do Centro de Informações Nucleares (CIN), para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: TODAS AS ÁREAS
    Endereço eletrônico: http://portalnuclear.cnen.gov.br/livre
    Tipo de conteúdo: SITES DE PERIÓDICOS DE ACESSO GRATUITO



    • Portal de Periódicos da Capes
    O Portal Capes, além do conteúdo de acesso restrito, reúne uma seleção de bases de dados, páginas, portais e bibliotecas virtuais de acesso livre. Importante: para um bom desempenho do portal use versões mais modernas dos navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer 8.5 ou o Google Chrome.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: TODAS AS ÁREAS
    Endereço eletrônico: http://www.periodicos.capes.gov.br
    Tipo de conteúdo: PERIÓDICOS EM TEXTO COMPLETO, BASES REFERENCIAIS, LIVROS, OBRAS DE REFERÊNCIA, NORMAS TÉCNICAS, FONTES ESTATÍSTICAS



    • Portal de Periódicos da UFSC
    Agrega revistas científicas produzidas na UFSC, está sob a coordenação da Biblioteca da universidade e utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) (versão 2.3.6) para edição das publicações periódicas científicas.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: TODAS AS ÁREAS
    Endereço eletrônico: http://www.periodicos.ufsc.br/
    Tipo de conteúdo: REVISTAS CIENTÍFICAS



    • Portal IBICT
    IBICT – Portal de periódicos OJS Portal de periódicos e sistema de gestão do processo editorial de publicações do Setor de Editoração do Ibict, implementado usando o OJS.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: TODAS AS ÁREAS
    Endereço eletrônico: http://revista.ibict.br/
    Tipo de conteúdo:REVISTAS CIENTÍFICAS DA PLATAFORMA OJS



    • Revista Brasileira de Gestão de Negócios (RBGN)
    A Revista de Gestão Empresarial – A RBGN é uma publicação trimestral de acesso aberto e totalmente gratuita da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP e surgiu em 2004 como sucessora da Revista Álvares Penteado. Concentra-se na divulgação e promoção do debate científico sobre Gestão e Contabilidade e a sua missão é divulgar estudos e pesquisas que possam contribuir para a melhoria do conhecimento na Administração de Empresas.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: GESTÃO, NEGÓCIOS
    Endereço eletrônico: https://rbgn.fecap.br/RBGN
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS


    • Revista Administração em Diálogo (RAD)
    A Revista Administração em Diálogo – RAD destina-se à publicação de textos inéditos na modalidade de artigos, ensaios e resenhas. Esta revista oferece acesso livre “open access” ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, podendo os artigos serem lidos, descarregados, distribuídos, impressos ou pesquisados.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO, NEGÓCIOS
    Endereço eletrônico: https://revistas.pucsp.br/index.php/rad/index
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS, ENSAIOS E RESENHAS



    • Revista Agitação
    Destinada aos educadores de recursos humanos, executivos, profissionais da área de negócios, além de estudantes e estagiários; a Agitação é uma revista de cunho empresarial, que foca principalmente a importância do estágio para a introdução no mercado de trabalho.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: NEGÓCIOS, RECURSOS HUMANOS, ESTÁGIO, MERCADO DE TRABALHO.
    Endereço eletrônico: http://www.ciee.org.br/portal/institucional/agitacao.asp
    Tipo de conteúdo: PERIÓDICOS – DISTRIBUIÇÃO GRATUITA EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL



    • Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional (G&DR)
    A Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional é uma revista de orientação pluralista e publica trabalhos que apresentem contribuições originais, teóricas ou empíricas, relacionadas ao Desenvolvimento Regional.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: DESENVOLVIMENTO REGIONAL
    Endereço eletrônico: http://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/index
    Tipo de conteúdo: DOSSIÊS TEMÁTICOS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E DE ATUALIZAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA, RESENHAS, NOTAS DE PESQUISA, ESTUDOS DE CASO, ETC.



    • Revista Conjuntura Econômica
    A Revista Conjuntura Econômica leva ao leitor artigos e reportagens sobre macroeconomia, finanças, management e seguros, além de uma abrangente seção de estatísticas e índices de preços. O objetivo é permitir que parte da história da economia brasileira esteja disponível para consultas gratuitas e irrestritas, não apenas no site da Revista Conjuntura, mas também em bibliotecas, universidades e demais instituições de ensino.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ECONOMIA, FINANÇAS, NEGÓCIOS
    Endereço eletrônico: http://www.docpro.com.br/BibliotecaVirtual/Conjuntura/Pesquisalivre.html
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS E REPORTAGENS



    • Revista de Acessibilidade e Inclusão
    A revista aborda o tema acessibilidade e inclusão, trazendo todo tipo de informação de interesse geral. O conteúdo da revista é digital e o acesso é gratuito.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO.
    Endereço eletrônico: https://flipboard.com/@doloresaffonso/acessibilidade-e-inclus%C3%A3o-9kj9o0tey
    Tipo de conteúdo: MATÉRIAS; ARTIGOS



    • Revista de administração contemporânea (RAC)
    A função primária da RAC é a comunicação dos resultados de pesquisas nas áreas de administração e ciências contábeis da forma mais ampla possível. Esta é uma prestação de serviço, cujos usuários finais são os pesquisadores e profissionais dessas áreas e seu benefício final é o acesso amplo e atualizado ao conhecimento gerado. A RAC teve sua publicação impressa até o ano de 2008, permanecendo, a partir de então, como uma publicação online, de acesso livre.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO, CIENCIAS CONTÁBEIS
    Endereço eletrônico: http://www.anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=1
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS CIENTIFICOS



    • Revista de administração de empresas (RAE)
    RAE é um periódico pioneiro, de vanguarda e vem se consolidando como uma publicação de referência no meio acadêmico-científico, destacando-se nos níveis mais altos de padrão de qualidade e rigor acadêmico. A RAE é uma revista generalista na área de Administração. O acervo completo da RAE está disponível para toda comunidade acadêmico-científica, com acesso gratuito.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO
    Endereço eletrônico: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS CIENTIFICOS



    • Revista de administração e inovação (RAI)
    A RAI tem como foco a publicação de contribuições científicas na área da inovação, elegendo como tema preferencial os processos de inovação tecnológica, das organizações e dos mercados. Além dos números regulares, a RAI edita volumes especiais com foco específico, fruto de projetos de pesquisa ou de temas relevantes. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: GESTÃO, ECONOMIA, POLÍTICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.
    Endereço eletrônico: https://www.revistas.usp.br/rai/index
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS CIENTIFICOS



    • Revista de Administração Mackenzie (RAM)
    A RAM é uma revista científica cuja missão é contribuir para a excelência das atividades acadêmicas na área de conhecimento de administração de empresas e para o desenvolvimento da ação administrativa nas organizações via a divulgação de trabalhos de pesquisa científica na forma de artigos de desenvolvimento teórico e artigos teórico-empíricos inéditos, de qualidade e que gerem novos conhecimentos no campo, com expressiva magnitude de contribuição. A RAM oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
    Endereço eletrônico: http://editorarevistas.mackenzie.br/
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS CIENTIFICOS


    • Revista de administração pública (RAP)
    Desde 1967, a Revista de Administração Pública – RAP vem concentrando esforços para servir de instrumento indispensável ao aperfeiçoamento continuado de pesquisadores, professores, gestores e atores sociais e políticos comprometidos com a efetividade e a equidade da ação pública.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Endereço eletrônico: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-7612&lng=en&nrm=iso
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS



    • Revista de economia contemporânea – REC
    Essa revista visa desenvolver o debate acadêmico sobre temas de relevância para a política econômica, dentro da Teoria Econômica, Economia Aplicada e áreas afins, cujos temas sejam relevantes para a economia em particular do Brasil e da América Latina, e para o avanço do conhecimento nas ciências econômicas.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ECONOMIA
    Endereço eletrônico: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1415-9848&lng=pt&nrm=iso
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS



    • Revista do Programa de Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá (ADM.MADE)
    Essa revista tem como missão contribuir para a ampliação do conhecimento sobre questões relacionadas à gestão contemporânea de organizações.
    A ADM.MADE tem periodicidade quadrimestral: janeiro-abril (número 1), maio-agosto (número 2), setembro-dezembro (número 3). Os artigos que compõem cada número da revista têm publicação conjunta. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: GESTÃO CONTEMPORÂNEA,br> Endereço eletrônico: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/index
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS CIENTIFICOS


    • Revista Eletrônica de Administração (REAd)
    A REAd – Revista Eletrônica de Administração, criada em 1995 e publicada pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de acesso livre e gratuito, foi a primeira revista eletrônica da área na América Latina. Atualmente possui um acervo com mais de 600 artigos publicados, os quais recebem mais de 900 acessos semanais de leitores do Brasil e do exterior.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO
    Endereço eletrônico: http://seer.ufrgs.br/read
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS



    • Revista Eletrônica de Gestão Organizacional
    GESTÃO.Org – Revista Eletrônica de Gestão Organizacional é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco – PROPAD/UFPE que visa a divulgação de trabalhos científicos, a disseminação do conhecimento e o debate de ideias sobre Gestão Organizacional. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: GESTÃO ORGANIZACIONAL
    Endereço eletrônico: https://periodicos.ufpe.br/revistas/gestaoorg/index
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS CIENTIFICOS


    • Revista Global Focus – The EFMD Business Magazine
    A Global Focus é a EFMD Business Magazine que fornece análises e atualizações detalhadas sobre o desenvolvimento de gerenciamento internacional e apresenta relatórios atuais, liderança de ideias e insights de especialistas renomados da academia, escolas de negócios, empresas e consultorias.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento:ADMINISTRAÇÃO, NEGÓCIOS
    Endereço eletrônico: https://globalfocusmagazine.com/
    Tipo de Conteúdo: ARTIGOS




    • Revista Pensamento contemporâneo em administração (RPCA)
    A Revista Pensamento Contemporâneo em Administração é uma revista científica voltada para professores, pesquisadores e estudantes da área de Administração. A RPCA tem como objetivo contribuir para o entendimento aprofundado das organizações e suas práticas por meio da divulgação de trabalhos de pesquisa de natureza teórica-empírica, ensaios e resenhas bibliográficas que possam subsidiar o desenvolvimento da pesquisa e o conhecimento da Administração na América Latina. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
    Endereço eletrônico: http://periodicos.uff.br/pca
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS CIENTIFICOS



    • Revista Teoria e Evidência Econômica (RTEE)
    A Revista Teoria e Evidência Econômica, tem por foco a divulgação da produção técnico-científica nacional e internacional da área das ciências sociais em especial das ciências gerenciais que envolvem problemas econômicos, administrativos e contábil.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: EONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
    Endereço eletrônico: http://seer.upf.br/index.php/rtee/index
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS CIENTÍFICOS


    • Scientific Eletronic Library Online (SciELO)
    Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos. Além da pesquisa básica e avançada é possível consultar os periódicos por coleção: a coleção Proceedings, Saúde Pública, Ciências Sociais, além das coleções por países: Brasil, Portugal, Espanha etc. A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME).

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: TODAS AS ÁREAS
    Endereço eletrônico: http://www.scielo.org
    Tipo de conteúdo: PERIÓDICOS EM TEXTO COMPLETO



    • Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL)
    Biblioteca eletrônica que disponibiliza a produção de periódicos científicos para consulta e download. Concentra-se inicialmente, nas áreas de Administração, Contabilidade e Turismo.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE, ECONOMIA, ENGENHARIA, TURISMO
    Endereço eletrônico: http://www.spell.org.br
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS E PERIÓDICOS



    • Teoria e evidência econômica (RTEE)
    A Revista Teoria e Evidência Econômica RTEE, tem por foco a divulgação da produção técnico-científica nacional e internacional da área das ciências sociais em especial das ciências gerenciais que envolvem problemas econômicos, administrativos e contábil. Também divulga estudos que abordam de forma interdisciplinar questões do meio ambiente e do planejamento urbano e regional.

    Forma de acesso: LIVRE
    Área do conhecimento: ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE
    Endereço eletrônico: http://seer.upf.br/index.php/rtee/index
    Tipo de conteúdo: ARTIGOS CIENTIFICOS

  • Manual de serviços digitais da Biblioteca