Descrição
No estudo apresentado, a técnica da triangulação de dados foi aplicada e obteve-se uma visão ampliada de cada organização. Visando o processo de inovação, foram empregados instrumentos para compreender a cultura, a comunicação, a história desses ambientes, assim como a percepção dos gestores e diretores sobre o conhecimento, a inteligência e de como administrá-los de modo eficiente.
As organizações estão inseridas em ambientes que, por natureza, têm como base o conhecimento e a inteligência. Esses dois fatores, por meio do desenvolvimento de atividades constantes, geram outros novos, ainda que de maneira involuntária. Em alguns casos, se a construção do conhecimento e da inteligência for tratada como recurso, será capaz de gerar inovações e, consequentemente, proporcionar maior competitividade à organização.
Este é o propósito de Gestão do conhecimento e inteligência competitiva: como integrar modelos e criar valor organizacional.
Ficha Técnica
Autores
-
Carlos Francisco Bitencourt Jorge
Doutor e Mestre em Ciência da Informação, na área de concentração Informação, Tecnologia e Conhecimento, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/SP). Realizou doutorado sanduíche em Westminster College nos Estados Unidos, atuando no campo de Inteligência Organizacional, Gestão da Informação e do Conhecimento e Gamification. Especialista em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Graduado em Administração de Empresas com habilitação em Análises de Sistemas pela Fundação de Ensino Eurípedes Soares Rocha (FEESR/SP). Pós-doutorado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Docente e pesquisador nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Marília (UNIMAR/SP). Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Unesp/SP. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional da Unesp/SP. Empresário e consultor empresarial da BM Serviços. Atualmente é vice-presidente de Inovação na Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim).