Para qual área direcionar a carreira em finanças?

Onde estão as melhores oportunidades do mercado? Para qual área financeira devo direcionar minha carreira? Essas duas questões permeiam o pensamento do profissional de finanças, principalmente quando  se considera investir em uma especialização.

 

Entretanto, para fazer uma escolha que lhe satisfaça a longo prazo é importante analisar também que tipo de profissional você é. Se não levar em consideração isso, a chance de se desapontar futuramente é grande.

 

Sendo assim, procure observar suas características, se possui um perfil mais intuitivo ou analítico, se é mais expansivo ou introvertido, se trabalha bem em equipe ou prefere voar solo, se tem um perfil “excel” ou facilidade para fazer contas de cabeça etc.

 

Analisar essas variáveis é essencial para encontrar a área que tem mais afinidade dentro da carreira financeira.

 

Observando o mercado brasileiro, muitos entendem como promissora a área de investment banking, ou em português, banco de investimentos. É importante distinguir banco de investimento um campo mais amplo, e que inclui trading , da área de investment banking, que é mais específica, focada em assessoria financeira e underwriting.

 

Entenda o que faz o profissional de finanças em diversas áreas

 

O mercado é dividido em dois grandes grupos: sell side aqueles que vendem , e buy side os que compram, ou seja, os investidores. A área de sales & trading faz a conexão entre eles, com a ajuda do research, ou pesquisa, em português, que pode ser de compra (buy side) ou de venda (sell side). Além disso, não podemos esquecer todos aqueles que dão suporte às atividades do banco, como crédito e gestão de risco, compliance, backoffice etc.

 

Sell side

São todos aqueles que vendem títulos no mercado de capitais, ou seja, as empresas, instituições financeiras, governos e outros que precisam financiar suas atividades. Um profissional que deseja trabalhar com finanças  terá inúmeras alternativas, como o departamento financeiro de maneira geral, ou mais especificamente as funções de CFO, planejamento financeiro, tesouraria, relacionamento com investidores, avaliação de risco etc.

 

 

Buy side

O buy side tem todos os compradores do mercado, incluindo os fundos de investimento (asset), hedge funds, fundos de private equity, fundos de pensão, seguradoras, family offices, pessoas físicas (varejo), entre outras.

 

Sales & trading

Sales & trading é a área que executa as ordens de compra e venda de títulos. Enquanto a área de sales se responsabiliza pelo relacionamento com os investidores (com o buy side ou com o gestor dos ativos do banco), os traders  executam as ordens de compra e venda. São dois perfis muito diferentes, um de relacionamento (sales) e outro de execução/agilidade (trader). Ambos têm suporte do analista de pesquisa, ou research analyst, para direcionar o investidor para a melhor compra e em tempo ideal.

 

Suporte

 

Dentro do banco de investimento, a área de suporte é formada pelo backoffice, risk management, compliance, além de outros campos que não estão relacionados diretamente com a carreira de finanças. No banco, quem formaliza as ordens das transações é a área de backoffice, sem ela, nenhuma transação acontece.

 

O risk management gerencia o risco do banco e sua exposição no mercado além de acompanhar a interação com o Banco Central e convenções, como a Basiléia.

O compliance é a área que tem como objetivo fazer com que o banco cumpra todas as regras as quais é obrigado. Por exemplo, se você for trabalhar em um IPO, a área de compliance não dirá como fazê-lo. Mas questionará se o time do banco está assessorado por um advogado, que acompanhará o processo e se certificará que o banco cumprirá todas as formalidades exigidas.

 

Trabalhar com finanças é um mundo de possibilidades. Conheça como o banco funciona, aprenda o dia a dia de cada função, e ainda mais importante pratique o autoconhecimento. Certamente seu perfil e habilidade serão mais favoráveis para uma ou duas de tantas possibilidades. Identificado o seu perfil, o próximo passo será potencializá-lo com treinamento específico.

 

O curso Formação para o Mercado financeiro, da Saint Paul Escola de Negócios, por exemplo, é excelente para prepará-lo para atuar no mercado financeiro de forma plena. Com relação à carreira em investment banking, a escola também possui um curso de formação de alto nível, que permite a atuação profissional estratégica.

 

Ficou mais fácil saber para onde seguir?