O que as empresas esperam de um profissional no cargo de gestor?

Você passou os últimos anos mostrando para seu superior que estava pronto para ocupar o cargo de gestor. Quando menos esperava, ele o surpreendeu com uma promoção, diga-se de passagem, muito justa. Porém, agora você está diante do dilema que atormenta boa parte dos profissionais nesta posição: será que estou realmente preparado para essa posição?

 

Acalme-se. Provavelmente você está, sim, apto a dar esse passo na sua carreira. Para se sentir mais seguro, vamos falar sobre o que o mercado, de forma geral, espera da atuação de um gestor.

 

 

Características e perfil

 

Obviamente, as características e perfil desse profissional têm nuances situacionais, ou seja, há uma dependência das circunstâncias particulares que convivem e isso não pode ser generalizado.

Uma empresa que esteja num momento de redução de despesas, vai prezar que o novo líder tenha habilidades para que consiga enxugar o orçamento sem prejudicar a operação. Já se a companhia está vivendo um período de crescimento comercial, passa a ser importante que o gestor tenha aptidão para as vendas e consiga coordenar a equipe assertivamente.

O papel do líder dentro da organização é complexo e envolve uma série de frentes importantes. Por exemplo, quando falamos do aspecto de conhecimento, é fundamental que ele busque cursos para se aprimorar. Isso pode ser feito por meio de especializações, MBAs e cursos de curta duração – mesmo online – o fundamental é agregar valor à carreira.

Outro pilar que necessariamente precisa ser aprimorado é o comportamental. Além de ser um bom profissional, é preciso ter atitudes. O líder deve ter empatia com sua equipe. Precisa saber ouvir, comunicar-se com clareza, saber motivar e empolgar as pessoas a cada novo desafio.

 

 

Saiba imaginar

Um ponto pouco explorado, mas extremamente válido para uma atuação bem-sucedida do gestor é ter a capacidade de imaginar. Mesmo que seja um funcionário da empresa, ele deve pensar como empreendedor e tomar decisões como se o negócio fosse seu.

Adotar essa postura vai destacá-lo dentro da corporação e perante à equipe. Ao agir como empreendedor, você mostra a todo momento que está buscando alterar a realidade ao seu lado e pensar fora do contexto em que vive. Esse é sem dúvida um perfil inovador e propositivo – diferenciais relevantes para ocupar o cargo de gestor.

 

E esses comportamentos são completamente passíveis de serem desenvolvidos por qualquer líder que esteja disposto a sair da zona de conforto e aprimorar sua atuação no mercado.

E aí, você está pronto para liderar sua equipe e alcançar resultados de sucesso? A Saint Paul pode ajudá-lo a deslanchar sua carreira profissional.