Finanças corporativas: como escolher o curso certo

Decidir por um curso de finanças corporativas não é tão simples como parece. Quem opta por escolher uma especialização apenas com base no nome da instituição de ensino corre um grande risco de se sentir frustrado ao longo do curso, principalmente, ao perceber que as matérias não estão associadas com a sua realidade profissional.

 

Para tornar esse processo mais assertivo e ajudá-lo a optar por uma especialização que ofereça o conhecimento necessário para dar um upgrade na carreira e se tornar, quem sabe, um gerente financeiro de destaque no mercado de trabalho, é importante avaliar a grade curricular do curso e cruzá-la com as atividades que você desempenha hoje e com aquelas que espera desempenhar ao longo do seu desenvolvimento profissional.

 

Conteúdo técnico com visão estratégica

Um curso de gestão financeira eficiente deve aliar a expertise da educação executiva de finanças da instituição de ensino e o conteúdo técnico e conceitual aprofundado e também aplicado às práticas de mercado.

 

É importante que o profissional avalie se as matérias que serão estudadas ao longo da Pós-Graduação estão condizentes com o seu dia a dia. Leve em consideração, por exemplo, se serão aprofundados assuntos como análise de demonstrativos financeiros, gestão estratégica de custos e formação de preços, mercado financeiro, cenário econômico e avaliação de investimentos.

 

Outros temas que também devem ter destaque na grade curricular em um  programa de finanças corporativas são: crédito, cálculo financeiro das tesourarias, controladoria, capital de giro, custo e estrutura de capital. Assim como os tópicos avançados e estruturados como valuation, finanças internacionais e derivativos.

 

Soft Skills

Tão importante quanto ter o domínio técnico dos temas de finanças é saber realizar negociações e apresentações excelentes e eficazes, já que esse também será um dos papéis do profissional de finanças, envolvendo as diversas responsabilidades que o gestor assume ao evoluir em sua carreira.

 

Por isso, certifique-se que o curso de Pós-graduação em Finanças que você está buscando integra ao seu conteúdo programático temas de técnicas de negociação e influência e de apresentação. Esse conhecimento faz toda a diferença para seu futuro profissional.

 

Mais do que considerar o nome da instituição avalie o conteúdo do curso de especialização e opte por aquele que realmente vai contribuir com a sua formação acadêmica.