Fazer uma Pós-Graduação ou comprar um carro?

 Óh dúvida cruel! Atire a primeira pedra quem já não pensou nessa comparação na hora de colocar no papel o investimento necessário para cursar uma Pós-Graduação conceituada, não é mesmo?

 

Quando o assunto é recurso financeiro, logo as pessoas tendem a equiparar o valor a ser investido à aquisição de bens materiais, na tentativa de projetar o retorno que terão. Porém, essa não é a melhor forma de avaliar o custo benefício do aperfeiçoamento profissional.

 

Veja bem, ao comprar um carro, além do valor a ser pago, você ainda passa a ter um custo mensal com gasolina, manutenção, seguro, estacionamento e IPVA. Além disso, assim que sai da concessionária, um carro zero é imediatamente desvalorizado em cerca de 10% do seu valor e continua a ser depreciado ao longo do tempo.

 

Confira um exemplo* a partir do cálculo matemático abaixo.

 

Capturarpos ou carro.png

 

 

(*) Neste exemplo, foi considerado a compra de um carro no valor médio de R$ 40 mil e financiado em três anos. Além disso, tomou-se como base a possibilidade de promoção do analista financeiro para o cargo de gerente financeiro, a partir da pós-graduação.

 

O retorno intangível

 

Já ao investir na Pós-Graduação acontece exatamente o inverso. A cada disciplina e semestre cursado o profissional adquire conhecimentos técnico-operacionais e melhora seu nível de entrega dentro da empresa.

 

 

Possivelmente, ele passa a ser posicionado como um funcionário diferenciado e visto pelos colegas e chefe como uma fonte de informação de excelência confiável.

 

Se ao longo dos cursos de gestão existir um comprometimento com o aprendizado e aplicar o conhecimento e as habilidades adquiridas no seu dia a dia profissional, em pouco tempo terá uma projeção de salário e cargo – registrando uma relação de tempo benefício com a pós que dificilmente terá com qualquer outro bem.

 

Definir o objetivo que o motiva a cursar uma Pós-Gradução faz toda diferença no resultado final

 

Entretanto, para atingir esse resultado e dar um upgrade na carreira é imprescindível que o profissional tenha muito claro seu objetivo ao cursar uma Pós-Graduação.

 

Se seu foco é ter somente um belo currículo, recheado de títulos, a qualidade do conteúdo do curso torna-se menos relevante. Porém, se quer desenvolver as competências técnicas, comportamentais e estratégicas para traçar um caminho de sucesso e crescimento constante, a escolha da pós ideal se torna fundamental.

 

Na Saint Paul, quando um aluno procura a instituição na expectativa de realizar a especialização, os coordenadores conversam individualmente com cada candidato para ajudá-lo a refletir e tirar dúvidas sobre três aspectos:

 

Orientação técnica: explicam exatamente quais competências e habilidades são necessárias para assumirem novos cargos, de acordo com cada perfil.

 

Direcionamento estratégico: ajudam-no a refletir onde ele está no momento atual e para onde quer ir, apontando as ferramentas técnicas e conceituais que precisam ser desenvolvidas.

 

 

Esclarecimentos acadêmicosabordam o que cada disciplina trará de conhecimento ao longo do curso, ajudando a entender o que será aprendido na pós, mesmo antes de cursá-la.

 

Pense nisso na hora de escolher a Pós-Graduação perfeita para alavancar sua carreira. Se o seu objetivo é deslanchar profissionalmente e ocupar cargos de liderança dentro da empresa, não há bem material capaz de trazer esse retorno.