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Esse curso é para mim?

Elaborado para desenvolver empreendedores e profissionais de startups para que se tornem agentes preparados para a criação e liderança desse novo modelo de negócio no Brasil, levando em consideração a elevada necessidade de inovação e de rápida adaptabilidade a cenários instáveis, devido ao alto nível de incerteza proveniente de empresas em ambientes tão inovadores. O objetivo desse programa é oferecer aos empreendedores e demais profissionais das startups ferramentas que compõem as melhores práticas de gestão, adaptadas às nuances específicas deste segmento, para que tenham condições de investir seu tempo no negócio de forma orientada à geração de valor, aumentando extremamente as chances de sucesso dos seus negócios.

Esse curso te prepara para:

  • Compreender ferramentas para ideação, design, análise e validação de modelo de negócio e modelo de crescimento em sua startup
  • Entender e implementar técnicas de estratégia aplicadas às características de startups, como: dilema da inovação, organizações exponenciais, método Lean Startup
  • Executar a gestão em startups com base em metodologias ágeis, de forma orientada a rápida adaptabilidade dos negócios
  • Elaborar análises econômico-financeiras que propiciem a melhor tomada de decisões em startups, abordando desde gestão financeira do negócio, até compreensão sobre os drives de geração de valor que norteiam práticas de valuation de startups
  • Entender a dinâmica de funding e o mercado de financiamento ao capital de risco no Brasil
  • Compreender o essencial do direito para startups, especialmente no que se relaciona a contratos e entrada de novos stakeholders, como investidores ou profissionais com stock options, por exemplo
  • Conduzir um Pitch real a uma banca de profissionais de mercado, como fechamento do programa, em uma oportunidade única e altamente orientada a feedbacks práticos para a startup ou ideia escolhida pelo aluno
Digital + ao vivo
Início em 01 de outubro Online
Turma Regular
Aulas quartas e quintas das 18h40 às 22h40.

Carga Horária: 80h

Nível: Intermediário

Unidade: Online

Data de Início: 01/10/2020

Data Final: 10/12/2020

em até 12x de R$606,67 sem juros
ou
R$7.280,00 em parcela única
Matricule-se

“Temos hoje no Brasil o mesmo número de startups unicórnio que a Alemanha”. Cláudio Cohen

Conteúdo Programático

  • A Nova Economia e a Era do Compartilhamento
    • Startup: o que de fato caracteriza uma startup
    • Diferenças entre PME e Startup
    • Nova Economia e Negócios Baseados em Serviços
    • A Era do Compartilhamento: características e práticas das empresas e recursos compartilhados
    • Modelos de Negócios Baseados em Compartilhamento, Terceirizações, Parcerias, Associações, Co-criações e Outros Modelos Praticados em Startups
    • Comunidades: o que de fato são e como geram valor
    • Contexto do Ecossistema Brasileiro para Startups
  • As Startups da Ideação à Saída
    • Estratégias e Ferramentas para Negócios Altamente Inovadores e/ou Disruptivos
    • O Dilema da Inovação
    • Organizações Exponenciais
    • O método Lean Startup
    • Outros modelos estratégicos essenciais
    • Diferentes Estágios da Vida da Startup e suas Especificidades
    • Estratégias de Saída de Sucesso: da venda ao IPO
    • O Caso da Dissolução e Fechamento de Negócios: cuidados e práticas
  • Negócios Ágeis: A Gestão na Incerteza
    • O Método Ágil
    • Gestão de Negócios com Base em Metodologias Ágeis: quando se aplicam, fortalezas e potenciais ganhos do método
    • A Construção de Organizações Ágeis: Agile Projetcs, Agile Workforce e outras práticas ágeis em ambientes instáveis, incertos ou em mutação.
    • Limitações do Método Ágil: quando e por quê pode ser útil recorrer a outras metodologias para gestão de projetos
  • Finanças para Startups
    • As Finanças para Startups: geração de lucros e caixa – mitos e verdades sobre a necessidade de startups de geração de resultados
    • Conceitos Essenciais da Gestão Financeira em Startups:
    • Margem de Contribuição
    • Ponto de Equilíbrio
    • LTV – LifeTime Value do cliente
    • CAC – Custo de Aquisição do cliente
    • Cash Burn e Tempo de Vida na Startup
    • Identificando e Mensurando Necessidade de Investimento: capex, queima de caixa antes do ponto de equilíbrio e o capital de giro
    • O essencial do Valuation para startups
    • Principais Modelos de Valuation em Startups
    • Identificação dos Drivers de Geração de Valor
    • Probabilidade de Ocorrência do Valuation de Saída – em diferentes estágios da startup
    • O Conceito de “Market Participant” e os Vieses do Valuation – o valor existe para quem?
    • Desafios das Práticas de Valuation em Startups
    • Análise Crítica da Viabilidade Econômica do Modelo de Negócio da Startup
    • Identificando Falhas no Modelo Econômico Financeiro, o Caso do Sunk Cost e a Identificação da Necessidade de “Pivotar”
  • O Dilema do Funding
    • Os Ciclos de Financiamento à Inovação
    • Os 3 Cs do Funding: Capital, Custo e Controle
    • Conceitos Essenciais ao Levantamento de Recursos:
    • CapTable – características e problemas
    • Pre-money Vs. Post-money
    • Percentual de Controle
    • Rodadas de Investimento e Controle Residual
    • Stock Options e a Retenção de Talentos
    • Tipos de Funding – características, custos, prazos e as “amarras” do capital
    • A Dinâmica do Mercado de Funding a Startups: Seed investors, Angels, Crowdfunding, Venture Capital e Private Equity
    • Instaurando o Essencial da Governança para Funding da Startup
  • Design Thinking
    • O Design Thinking como Ferramenta para Ideação
    • Boas Práticas de Design Thinking em Startups
    • Praticando a Diversidade: como estruturar times de design orientados a resultados Simulação de Design Thinking para Navegar Problemas de Inovação
  • O Essencial do Direito para Startups
    • Identificação dos Principais Riscos Jurídicos em Startups
    • Estruturação da Sociedade e Contratos Orientados ao Bom Funcionamento Jurídico da Startup:
    • Diferentes Stakeholders Contemplados na Sociedade: fundadores, investidores, talentos e o papel do stockoption, parceiros comerciais, outros participantes
    • Preparação para a Entrada de Novos Stakeholders
    • Visão geral da Entrada de Novos Sócios: contratos, cláusulas essenciais de proteção aos interesses diversos
    • Principais Cláusulas de Entrada e Saída na Sociedade: Tag Along, Drag Along, considerações sobre Valuation, outros aspectos essenciais em startups
  • Pitching
    • Boas Práticas para Pitchs Assertivos em Startups
    • O Pitch: Preparação, Elaboração e Execução do Pitch
    • Players em um Pitch: papeis e expectativas
    • Componente Inovador do Pitch
    • Execução Excelente de Pitchs
  • Pitch your startup idea
    • Projeto Empírico para Finalização do Programa
  • Aprovação
    • O curso conta com método de avaliação por nota – prova e/ou trabalho e/ou exercícios práticos, etc – e frequência mínima para obtenção de certificado

Insira seu e-mail e faça o download da brochura do curso com mais detalhes:

Reitoria e Direção Acadêmica

Adriano Mussa

Adriano Mussa

Reitor & Diretor de Pesquisa e Inteligência Artificial

José Cláudio Securato

José Cláudio Securato

CEO & Fundador Saint Paul Escola de Negócios

Fundada e dirigida por professores, a Saint Paul busca a excelência no seu corpo docente, reunindo doutores, mestres e especialistas de mercado que busquem estar sempre à frente das novas tendências e que tenham como principal missão levar a melhor aprendizagem aos alunos.

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