Crie o futuro da sua organização

*Por Anders Drejer & Christer Windeloew-Lidzélius, professores convidados pela Saint Paul Escola de Negócios para ministrar os programas de liderança em meio ao caos no Brasil

Para continuar existindo como gestor, é preciso estar em constante mudanças por causa de disrupções, surpresas e com a lenta valsa das mudanças geracionais. E, quem sabe, até mesmo criar o seu próprio futuro.

É hora de acordar! Nosso mundo está passando por mudanças massivas nos mais diversos patamares: global, nacional, regional e local. A complexidade do cenário dos negócios parece ter aumentado drasticamente nas últimas duas décadas e não vemos nenhum sinal de alívio para isso.

Não apenas o aumento da competitividade e a mudança das preferências dos consumidores fazem com que haja a necessidade de soluções mais eficientes em custo. Mas também vemos a pressão de acionistas que querem aumentar lucro, de políticos com regulações e legislações, e até mesmo das pessoas que estão dentro das organizações e se questionam com seus salários, práticas éticas e significados. Enfim, as mudanças parecem vir de todos os lados, e sua natureza varia de interesses políticos até descobertas tecnológicas. No meio de tudo isso, espera-se que as organizações consigam manobrar por esses aspectos e prosperar.
 

Podemos dizer que tais mudanças já eram previstas há 20 anos ou até mais. Entretanto, são elas as responsáveis por criar novas condições para fazer negócios e, então, transformar você como líder. Nesse artigo, iremos revisar as novas condições de se fazer negócios na última vez que isso estava em voga e comparar com o que é dito atualmente. Curiosamente, parece haver muitas repetições. Você precisa mudar!

Uma palavra sobre a sua própria mudança como líder

Costumamos dizer que o líder não deve  ser o “Cowboy Número 1” — o homem com todas as respostas —  mas sim o “Aprendiz Número 1”, a pessoa que está sempre olhando para o novo, o transformador, o adaptativo, o que ainda irá surgir. O líder é aquele que possui as perguntas (certas!) ao invés de respostas pré-fixadas.

Um exemplo escolhido a dedo, é o do Sir Edmund Hillary que chegou ao pico do Monte Everest e ficou conhecido como a primeira pessoa a conquistar a montanha mais alta do mundo em 1953. Entretanto, o que é menos conhecido nesta história é o fato de que o alpinista tentou e falhou um ano antes. Ainda assim, o esforço garantiu que Edmund fosse aceito na prestigiada Sociedade Real Geográfica (Royal Geographical Society) e ainda, em sua inauguração, uma grande foto do Monte Everest foi colocada em exposição. Diz a lenda que Sir Edmund Hillary andou até a foto e gritou: “Eu vou te vencer, você não mudou, mas eu mudei!”

Por este motivo,  acredite quando dizemos que no mundo pós-moderno do pós-Covid, a alta gestão precisa ser composta por aquelas pessoas que mais aprendem, mais se adaptam e mais se transformam dentro de uma organização. Acorde e veja: o futuro já chegou!

Por mais que vivamos para nos preparar para o futuro, é preciso entender o passado.  Na Dinamarca, nossa terra natal, existe uma declaração filosófica que diz: “Nunca deixe de se desenvolver como líder e como pessoa“,como se esses dois aspectos da sua vida pudessem ser separados. Como gestor, é importante ser humilde e refletir que esse é um pré-requisito para o autodesenvolvimento, afinal, é  muito mais agradável se desenvolver em uma direção boa e desejável, ao invés de uma direção que transforme você como pessoa e o mundo, em piores versões.Já um outro filósofo pontuou que nós nunca conseguimos ter todos os nossos problemas solucionados, ao invés disso, nós criamos novos problemas e só podemos esperar que os novos problemas sejam mais interessantes do que os antigos.

Acredite que você pode fazer isso e apenas faça. Aspire ser uma força de mudança no mundo de amanhã. Não hoje. O hoje já acabou faz tempo. Isso é o agora, isso é o futuro. O nosso futuro e o futuro do seu negócio. O futuro não é dado, ele é determinado por você e pelos seus pares. Então faça algo sobre isso,vá criar um futuro no qual você gostaria de viver e de envelhecer. Mas faça isso agora! Agora é a hora onde você e toda sua geração podem criar um futuro que ainda não foi contado.