Conheças as oportunidades para o profissional de finanças no mercado

Uma importante vantagem do profissional de finanças é a oportunidade de seguir carreira em empresas de praticamente todos os setores da economia e também no próprio mercado financeiro. Isso porque, independente do porte da organização, a gestão das atividades financeiras é sempre uma necessidade –o que coloca a área no centro do negócio.

Até no cenário de recessão econômica e redução do PIB, as oportunidades são existentes, já que é exatamente nesses momentos que as corporações mais necessitam de estratégias para gerir o fluxo de caixa, os custos e os resultados.

Porém, um grande desafio para esse profissional é desenvolver uma visão sistêmica e organizada de como funciona a área financeira dentro de uma empresa ou de um banco, por exemplo. Afinal, as atividades de finanças são muito fragmentadas e torna-se necessário identificar a importância do seu papel no todo.

De modo geral, as funções da área financeira envolvem: gestão de caixa, contas a receber e a pagar, contabilidade, controles internos, gerenciamento de relacionamento com o banco e avaliação de investimentos. Outro ponto relevante é a gestão dos resultados de negócios. A atuação do gerente financeiro é essencial para apoiar a diretoria a ter insights para a tomada de decisão assertiva.

Tão importante quanto conhecer as funções financeiras é desenvolver uma visão de como a empresa atua, qual o seu negócio e qual a dinâmica competitiva do seu setor de atuação.

Desafios e oportunidades em cada área

Veja abaixo o que esperar de cada área de atuação na área financeira.

Controladoria corporativa e de negócios

Desafios do cargo: conhecimento do negócio para elaborar o orçamento e fazer a gestão do mesmo. Afinal, o orçamento não é feito agora e executável ao longo do tempo. Ele precisa de constante acompanhamento para que não seja prejudicado com as possíveis ameaças que surgem ao longo do tempo.

Por exemplo, se é construído dentro de um cenário recessivo, ele é menos ambicioso. Porém, se a economia tem uma rápida retomada é necessário rever os planos. Ele deve ser encarado como uma ferramenta de gestão e desempenho e não como algo engessado.

Oportunidades: ao trabalhar nessa área, o perfil profissional de finanças que almeja ser um gerente financeiro, tem a possibilidade de participar da gestão corporativa em alto nível, entender os negócios e o impacto financeiro que ele gera e ainda apoiar o gestor de negócio

Gestão de fluxo de caixa

Desafios do cargo: Diante de um mercado recessivo, muitas empresas necessitam lidar com o escalonamento de caixa. Esse é um desafio deste profissional, que necessita fazer uma excelente gestão de capital de giro para equilibrar as finanças.

Oportunidades: estreitar conhecimento sobre o mercado financeiro e aprofundar o conhecimento a respeito do mercado de crédito, já que ele precisará buscar as linhas que estejam mais adequadas para a necessidade da empresa, considerando prazo, risco e custo. 

Planejamento e orçamento interno

Desafios do cargo: como é a área responsável por fazer a previsão dos impactos financeiros diante das estratégias de negócios, o profissional que atuará nesta atividade deve ter critérios objetivos e saber avaliar corretamente as oportunidades de investimento dos recursos, fazendo opções que gerem valor aos acionistas e stakeholders.

Oportunidades: participar dos projetos mais relevantes da companhia e do seu desenvolvimento futuro é uma das principais oportunidades nesta área. O profissional consegue a visão de futuro da empresa e agir de forma estrategicamente. 

Relacionamento com banco para empréstimos e investimentos

Desafios do cargo: conhecer e traduzir as necessidades da empresa para o mercado financeiro. Isso exige conhecimento da dinâmica do mercado de atuação e do setor bancário. É importante que o profissional tenha habilidades de relacionamento interpessoal para construir pontes relevantes para trabalhar com os fornecedores de forma transparente

Oportunidades: um grande diferencial desse segmento é a possibilidade de conhecer um negócio que todas as empresas precisam: relacionamento com o banco. 

Próximos passos

Definida a sua estratégia profissional e a área que quer seguir carreira, a próxima etapa é investir na sua qualificação.

Identificar os pontos fracos e trabalhar para superá-los é uma decisão importante. Por exemplo, se você almeja um cargo de liderança numa multinacional ou num banco de investimentos, seu inglês deve ser perfeito. Assim, investir num curso de fluência no exterior pode ser necessário para alcançar esse objetivo.

Em paralelo, dedique tempo aos estudos. Pesquise, leia, busque informações e não conte apenas com a sorte. Capacite-se para alcançar um lugar de destaque no mercado do trabalho.

E não esqueça: o sucesso só depende do seu comprometimento e dedicação.