Como o MBA em Liderança ajuda na gestão de pessoas

Quando um profissional assume o nível de diretoria dentro de uma organização, na maioria das vezes ele já desenvolveu as competências técnicas e operacionais ao longo da carreira, porém, sente a necessidade de aprimorar seu conhecimento em relação à gestão estratégica. Esse desejo se torna ainda mais latente quando tem o desafio de gerenciar equipes de alta performance.

 

É nesse momento que ele parte para a busca de um MBA, já que dentro da matriz acadêmica esse curso está posicionado na ponta da pirâmide e tem foco exclusivamente o desenvolvimento da Gestão e Estratégias.

 

O conhecimento obtido por esse profissional no MBA de Liderança é o que vai ajudá-lo a desenhar o modelo mais assertivo para a gestão de pessoas e liderança de negócios dentro da sua empresa.

 

Desenvolvimento do plano de carreira

 

No curso de MBA em Liderança, o profissional aprende a desenvolver modelos comportamentais, além de ferramentas e técnicas para motivar pessoas usando critérios de individualidade.

 

Por exemplo, ele vai ter conhecimento de fórmulas para capturar os interesses da equipe conforme as perguntas feitas e as respostas obtidas, aprenderá técnicas para alocar os desejos e medos da equipe de acordo com a estratégia da empresa e tudo isso será fundamental para desenhar o plano de carreira de cada um vinculado ao objetivo do negócio.

 

Com os inputs recebidos no MBA, o profissional fica capacitado para ajudar sua equipe a crescer e, automaticamente, melhorar seus resultados estratégicosdentro da companhia. Ele passa a ter conhecimento para pensar individualmente em cada profissional e como ele pode progredir de forma que o satisfaça e atenda a necessidade corporativa.  

 

A partir do momento que ele descobre como fazer a gestão de pessoas de forma assertiva, ele está preparado para montar uma equipe de alta performance.

 

Equipes de alta performance

 

Um diretor necessita de um time de confiança, ou seja, uma equipe de alta performance. Ele não pode escolher as pessoas que vão compor essa equipe aleatoriamente ou por empatia, por exemplo.

 

Portanto, para cumprir essa tarefa com precisão, ele precisa de técnicas para descobrir o perfil de cada indivíduo, entender seus medos, necessidades e desejos e, então, alinhar cada um com o objetivo estratégico da empresa.

No curso de MBA em Liderança, o profissional aprende a desenvolver técnicas para montar sua equipe de alta performance baseado nos modelos comportamentais de cada um associado com a estratégia da empresa.

 

Nesse contexto, ele deve aplicar cinco drivers importantes para o desenvolvimento da equipe de alta performance:

 

1 – Visão clara de onde o projeto vai levar a equipe. É papel do líder transmitir essa visão adequadamente para sua equipe de alta performance, de forma que o posicionamento esteja alinhamento com os desejos e necessidades dos colaboradores e da empresa.

 

2 – Explorar o que motiva cada indivíduo diante da meta apresentada. O contexto individualidade nunca deve ser deixado de lado pelo líder. Para obter o máximo desempenho da sua equipe de alta performance, ele deve apresentar as metas para cada um, sempre alinhada com o grau de motivação de cada indivíduo.

 

3 – Associar continuamente esse processo ao feedback. A partir do momento que o líder conta com o conhecimento de ferramentas para alinhar os desejos da equipe com as necessidades da empresa, ele passa a desenvolver um programa de feedbacks para a equipe. Esse passo é fundamental nas competências de liderança para garantir o comprometimento.

 

4 – Desenvolver a interdependência. No curso de MBA, o profissional também aprende que precisa ter uma equipe interdependente. Por exemplo, em um time de futebol, cada um tem uma posição e precisa ser muito bom no que faz. Mas o time só fica realmente bom quando a equipe trabalha em conjunto, com cada jogador executando com primor seu papel. No mundo corporativo funciona da mesma forma.

 

5 – Identificar os meios que usará para recompensar. Feito todos os passos acima, o líder deve desenvolver modelos para recompensar sua equipe de acordo com o planejamento de carreira de cada um. Essa etapa precisa ser planejada com muito cuidado, pois o profissional deve ter seu trabalho valorizado pelo resultado em equipe ou individual.

 

Quando um gestor aplica esses conhecimentos obtidos no curso de MBA em Liderança no processo de gestão de pessoas, automaticamente, ele fecha o ciclo de desenvolvimento de equipe e plano de carreira, de forma de que todos estejam preparados para alcançar os resultados estratégicos.

 

MBA em Liderança da Saint Paul

 

O MBA Executivo Internacional em Liderança e Gestão Saint Paul | ESMT é o mais completo e atual curso de MBA executivo focado em liderança no Brasil, ministrado pelos professores da Saint Paul e instrutores internacionais da ESMT, considerada a melhor escola de negócios da Alemanha e uma das melhores da Europa.

Seu objetivo é oferecer uma experiência integrada e cumulativa de competências avançadas em gestão, conectando diferentes eixos do conhecimento, potencializando o crescimento da carreira de líderes, aperfeiçoando a capacidade de pensar globalmente e competir estrategicamente.

Portanto, faça a escolha certa do MBA em Liderança para ter a equipe que realmente vai ajudá-lo a alcançar os resultados.