Escolha a pós de Finanças ideal e prepare-se para o cargo de gestão

Nos últimos dias, seu gerente financeiro vem sinalizando que vai precisar de um substituto, pois provavelmente ocorrerá uma mudança interna e ele será promovido a diretor. Para aproveitar essa oportunidade única é preciso buscar uma especialização na área e aprimorar o conhecimento. Desta forma, analisar a grade curricular do curso de finanças e verificar se ele vai ajudá-lo no desenvolvimento das habilidades técnicas, estratégicas e comportamentais é uma medida essencial.


Na Saint Paul, a Pós-graduação de finanças está dividida em sete principais blocos. Veja:

 

Bloco 1. Cálculo financeiro e Análise de Investimentos

Nessa etapa, o curso de finanças aborda a área de tesouraria e controle de caixa. O profissional aprende, por exemplo, a estudar cenários e decidir qual o melhor tipo de aplicação, caso a empresa tenha caixa positivo, ou a solução ideal para captar recurso.


Bloco 2. Finanças corporativas

Esse é um dos temas que mais brilha os olhos dos profissionais de finanças, pois trabalha cases reais do seu dia a dia na organização. Esse bloco tem como objetivo prepará-lo para garantir que as decisões estão sendo tomadas para maximizar o valor da empresa como um todo. Para isso, serão discutidos temas como a contabilidade e análise de desempenho da empresa com base nas demonstrações financeiras; valuation, importante ferramenta para definir um valor de negócio ou de um projeto; além de todas as técnicas para uma tomada de decisão assertiva.

 

Bloco 3. Soft skills

Ocupar um cargo de liderança exige desenvolver uma visão e atuação estratégica dentro da empresa. Pensando nisso, esse bloco tem um conteúdo sob medida para preparar o profissional a fazer boas apresentações e negociações eficazes. Se a empresa tem capital aberto, você tem que estar preparado para lidar com investidores, participar da apresentação de resultados financeiros trimestrais da companhia para o mercado, ou mesmo participar de um roadshow sobre emissões de ações, por exemplo.

 

Bloco 4. Gestão de risco

Existe uma tendência global para que as instituições tomem consciência dos riscos que correm, desde os operacionais (o que fazer quando um depósito da empresa pega fogo, por exemplo), de imagem, de liquidez e de toda a gestão integrada. A gestão de risco é fundamental para uma estratégia bem planejada e concreta.

 

Bloco 5. Controladoria e Estratégia

É nessa etapa que você vai aprender como elaborar o orçamento anual, lidar com as revisões solicitadas ao longo do ano, calcular preços e etc. É a hora de entender como fazer um alinhamento preciso entre as áreas de negócios e finanças e traçar ações para caminhar de acordo com a Governança Corporativa.

 

Bloco 6. Direito dos negócios e tributos

O gerente financeiro deve ter uma visão crítica sobre o direito aplicado aos negócios e entender, por exemplo, os riscos trabalhistas, obrigações e questões contratuais e os aspectos societários aplicados ao negócio. Em paralelo, deve ficar por dentro do planejamento tributário que também é fundamental para gerar valor ao negócio.

 

Bloco 7. Cenário Econômico e Mercado Financeiro

Como a atividade de finanças vem se tornando cada vez mais estratégica dentro das organizações, a proposta desse módulo é preparar o profissional para entender como o cenário econômico impacta no negócio e como a estratégia empresarial reflete no ambiente macroeconômico.

Além disso, o profissional terá mais conhecimento a respeito do funcionamento do mercado financeiro e seus produtos como créditos e investimentos, mercado de capitais, derivativos e também sobre finanças internacionais.


Tome a decisão certa para alavancar sua carreira e especialize-se numa escola preparada para oferecer o melhor conteúdo na área financeira.