A importância da liderança na motivação do ambiente organizacional

O ambiente da sua organização é agradável? As equipes possuem sinergia e estão sempre aptas a se ajudarem? O fluxo de trabalho flui normalmente e as crises profissionais entre colaboradores são praticamente inexistentes? Se você respondeu sim a essas perguntas, parabéns! Possivelmente, seu trabalho de liderança vem sendo realizado com sucesso e estratégia.

 

Entretanto, essa cena não reflete a realidade de todas as companhias. Lidar com equipes desmotivadas, departamentos que não trocam informações e entregam resultados aquém do esperado são situações que fazem parte do dia a dia de muitas organizações.

 

E quando isso acontece, quase sempre, a responsabilidade é do líder. A essa altura você deve estar se questionando que não tem culpa por lidar com pessoas difíceis e não poder fazer nada para mudá-las. Talvez, o caminho não seja mudar a sua equipe e sim a maneira de gerenciá-la.

 

Como manter a motivação do ambiente organizacional

 

O líder hoje precisa desenvolver um papel de coach com os funcionários e orientá-los a se desenvolver. Ele precisa deixar claro a função de cada um e determinar os resultados esperados, dentro de uma linha de tempo.

 

Por exemplo, cada membro da equipe deve saber o que o líder espera dele no período de seis meses. Se você está preparando alguém para ocupar seu lugar, deve comunicar ao profissional que nesse período você espera que ele conduza as reuniões com os principais clientes e que você ficará apenas de backup. Para isso, ao longo desse tempo, você vai ajudá-lo a desenvolver as competências necessárias para isso.

 

Um bom ambiente de trabalho começa a ser formado quando o líder passa a compartilhar com sua equipe “as dores e as delícias” do dia a dia. O time precisa se sentir fazendo parte do negócio. Por isso, uma boa saída é começar a envolvê-los em reuniões estratégicas, colocá-los em projetos mais ousados, convidá-los a participar de uma reunião de diretoria e etc.

 

 

Sua equipe passa a se motivar a partir do momento que você deixa claro onde quer chegar, reconhece os pontos fortes de cada um para que possam crescer e ajude a desenvolver os pontos fracos.

 

Promovendo um bom ambiente de trabalho

 

Além disso, para ter uma equipe motivada e um ambiente favorável você pode também promover eventos fora do horário comercial para aproximar os colaboradores dos seus hobbies.

 

Se você é um cinéfilo, por exemplo, pode marcar uma sessão de cinema com a equipe e depois discutir os aprendizados do filme. Se gosta de praticar esportes, convide-os para andar de bike, correr ou jogar golfe. O mais importante é que o líder compartilhe um gosto pessoal e crie uma nova cultura na equipe.

 

Veja bem, não estamos falando em dar um ingresso para os colaboradores e, sim, de promover encontro com as pessoas, inserindo um novo padrão de comportamento na equipe.

 

Os líderes servem de espelho e motivação na mesma medida em que se tornam símbolo de sucesso. Sendo assim, a importância da liderança está em formar novos líderes em suas equipes, para que o relacionamento entre a organização e seus colaboradores seja fortalecido cada vez mais.