6 dicas para construir equipes de alta performance

Um famoso ditado africano diz que “se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo”. A máxima se aplica perfeitamente aos ambientes corporativos, principalmente quando falamos do trabalho em equipe e da construção de um time de alta performance.

Equipes de alta performance são aquelas que atuam de forma alinhada com a corporação, compartilhando valores, visão, objetivos e engajamentos. Elas são o time de confiança dos líderes.

E para essa formação de equipes, o papel da liderança é fundamental. É o líder quem deve influenciar os profissionais para que tenham sinergia, ou seja, a visão do todo maior do que a soma individual das partes.

Veja a seguir seis dicas fundamentais para construir equipes de alta performance na sua organização:

1 – Promova o alinhamento de esforços e de engajamento

 

Para ter uma equipe de alta performance é preciso que as pessoas tenham objetivos comuns. E isso ocorre quando existe uma boa comunicação do líder com os colaboradores, de forma que favoreça o entrosamento, o compartilhamento de ideias e a intimidade da equipe.

É fundamental que a equipe de alta performance se sinta segura para assumir riscos em conjunto. E para isso, cabe ao líder, colocar a individualidade de cada no lugar certo, sem minar a energia do grupo.


2- Foco em atitudes de valor

 

Quem representa o Brasil na Copa do Mundo é a equipe de alta performance da seleção brasileira de futebol. Esse time é formado por talentos capazes de resolverem equações complexas. Porém, para direcionar o time, existe o capitão. O que isso quer dizer? Que nem sempre o líder (o técnico, neste caso) é quem vai brilhar. Quando você tem uma equipe de talentos é preciso deixá-los ter a sua própria luz.

 

No mundo corporativo funciona da mesma forma. Para ter bons resultados, o líder deve deixar claro os objetivos comuns e agir de forma a promover o alinhamento de esforços e de engajamento da sua equipe. O resultado final positivo só será alcançado se você deixar sua equipe brilhar e promover o reconhecimento dos colaboradores.


3- Construa relacionamentos baseados em confiança

 

Um dos desafios da equipe de alta performance é a complexidade dos problemas que são submetidas a resolveram. Para trabalharem em grupo, é essencial que haja a confiança na empresa, no líder e nos colegas.

 

Dessa forma, é papel do líder ficar atento a todas as situações que acontecem na empresa para que nada abale a confiança da sua equipe. O líder deve ser transparente e mantê-los informados sobre qualquer mudança no direcionamento empresarial, a importância do líder no desenvolvimento de uma equipe é altíssima.

 

4- Comprometimento e espírito de equipe

A base para uma equipe de alta performance sólida não é um conjunto de técnicas que você coloca em prática a partir de um livro, mas sim, um conjunto de compromissos que vem do coração.

O comprometimento do líder com a equipe se reflete em ações e práticas que geram um excelente trabalho de equipe. Para alcançar isso é preciso reconhecer publicamente uma boa ideia e jamais se apropriar dela como se fosse sua, ser verdadeiro e transparente, assumir a responsabilidade total por qualquer tipo de falha que possa acontecer e sempre cumprir o que prometeu para seus colaboradores.

É ao colocar em prática esses fatores que você vai ter o comprometimento da sua equipe.

5- Reuniões de compartilhamento de best practices

 

Crie como rotina a realização de reuniões periódicas para avaliação dos resultados e avaliação de competências. É importante que esses encontros sejam colaborativos e que contribuam para alinhamentos, revisão dos objetivos estratégicos  e validação das rotas determinadas. Mas veja bem, não torne esse encontro uma oportunidade apenas de validar os status das ações. É importante que essas reuniões agreguem valor para sua equipe.

 

6- Administração de Conflitos

 

Estimule sua equipe de alta performance a encararem  os eventuais problemas que possam aparecer no meio do caminho. É fundamental que colaboradores desse nível tragam soluções para os contratempos. Para isso, eles devem ser estimulados a agirem dessa forma por seus líderes.

E não se esqueça, pessoas talentosas requerem respeito. São esses diferenciais que vão ajudá-lo na formação de equipes diferenciadas.